Parlamento Jovem: participação política tem idade?

Você conhece o Parlamento Jovem BrasileiroEsse é um programa anual do governo que convida os jovens do ensino médio a viver na prática o processo democrático da Câmara dos Deputados. Para participar, os estudantes escrevem um projeto de lei pensando na realidade de seu país, observando os problemas e propondo possíveis soluções

Esse ano, o projeto de lei da aluna Sara de Oliveira Reis, do Colégio Fundamentum em Valinhos-SP, foi selecionado entre os dez melhores projetos do Estado de São Paulo! A aluna participou do Parlamento Jovem na Câmara dos Deputados na semana passada e contou pra gente como foi participar do concurso.

Os deputados jovens têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões.
Os deputados jovens têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões.

O tema do projeto de lei da Sara é a obrigatoriedade da presença de jardins verticais em todos os projetos arquitetônicos de edifícios que se localizarem em estados com taxa de urbanização acima de 80%.

“Essa proposta de lei tem por objetivo favorecer o meio ambiente em regiões altamente urbanizadas para que o mesmo seja preservado. De acordo com o censo 2010 do IBGE, a taxa de urbanização já se encontra acima de 60% em todos os estados do Brasil, e vem crescendo cada vez mais. É de extrema importância que se de atenção à situação atual de desmatamento no país.”, aponta a estudante.

Os jardins verticais, conhecidos como “paredes verdes”, são intervenções paisagísticas em paredes de edifícios.  Eles também são uma importante estratégia para amenizar os impactos da urbanização acelerada. Além de servirem de decoração, eles controlam temperatura e umidade da construção e reduzem os impactos das emissões de carbono na atmosfera.

É muito difícil encontrar áreas verdes em prédios, principalmente, nos comerciais localizados no centro das cidades. Esse fato intensifica o fenômeno chamado ilha de calor – o aumento da temperatura nos centros urbanos causado pela grande concentração de edifícios e superfícies pavimentadas que absorvem, retém e refletem mais energia solar do que superfícies revestidas por vegetação.

Participar da política pode ser bem mais do que votar em uma eleição! O Parlamento Jovem é apenas uma das formas de contribuir para a política do seu país. Os alunos que participam do programa têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade.

COMO FAZER NA MINHA ESCOLA

Aqui você encontra o regulamento do Parlamento Jovem Brasileiro. Verifique o número de vagas para cada estado e mobilize seus professores e alunos!

O programa é anual, então fique ligado na fanpage do Parlamento Jovem Brasileiro para não perder as inscrições. Curta a página!

INSPIRE-NOS

Práticas como essa do Colégio Fundamentum são valiosíssimas para todo país. Em tempos de crise na representação política nacional, envolver os jovens na vida pública e projetos da Câmara é ter uma visão de um futuro melhor para o Brasil.

O jovem, como membro de uma sociedade, tem uma grande responsabilidade sobre os rumos que ela vai tomar. As questões públicas presentes no nosso cotidiano como a qualidade na educação, cultura, mobilidade urbana, etc, estão latentes na vida da maioria dos jovens e, por isso, é necessário colocá-los na cena pública desde cedo – assim como faz o progr

E aí, qual impacto você quer causar no mundo como escola, aluno, gestor ou professor?

Conte-nos uma iniciativa inspiradora da sua escola aqui e vamos publica-la no blog.