Intercâmbio: seu filho está pronto para essa experiência?

Entenda as vantagens e avalie o perfil dele para decidir

Estudar no exterior, ainda que seja por um período curto, é uma experiência sem igual. Existe um consenso quanto a isso. Essa vivência é ótima para conhecer outras culturas, fazer amizades, desenvolver a autonomia, a independência e, claro, alavancar o aprendizado de um segundo idioma.

Até um tempo atrás, esses benefícios eram buscados, em sua grande maioria, por adultos e jovens na faculdade. Hoje, o que vemos é uma mudança no perfil dos alunos que fazem intercâmbio.

Você sabia que existe uma série de programas para crianças a partir dos 10 anos de idade? Essa idade é ótima para o aprendizado de línguas e oferecem uma bagagem cultural muito grande para os pequenos.

Fernanda Zocchio Semeoni, diretora de produtos de uma rede especializada em intercâmbio cultural, diz que as opções são diversas:

Existem cursos com foco em inglês e outros que vão além: abordam empreendedorismo, oferecem aulas de dança, música e, para quem está na fase de escolher a carreira, há enfoque para o vestibular e universidade estrangeira.

Tudo isso tem atraído pais e filhos e talvez te faça pensar se é realmente o momento do seu filho ter uma experiência fora do país. Certo?

A insegurança de mandar seu filho para o intercâmbio é normal. Especialistas acreditam que os adolescentes estão mais preparados para esse tipo de experiência do que as crianças, como era de se esperar. Mas vai depender de cada caso.

Você conhece bem o perfil do seu filho, então pense como ele enfrentaria cada uma dessas situações:

– Cada criança e cada adolescente tem mais ou menos facilidade em tolerar distâncias e ficar longe dos pais. A experiência é incrível, sabemos, mas o que vale é se o seu filho tem segurança para ir para outro país.

– Se ele gostar da Disney, há programas interessantes para fazer na terra da magia, tornando a experiência mais lúdica para ele. Além de aprender, vai se divertir.

– Ele pode se sentir mais seguro indo com um grupo de brasileiros, por intermédio de uma agência de intercâmbio, ou com algum adulto da família.

– Se o seu filho estiver buscando mais espaço e mostra-se mais maduro e independente, podem ser indicativos que esta é a hora.

Acima das inseguranças, o que vale colocar na balança é a bagagem cultural e o autoconhecimento que os alunos intercambistas adquirem.

Você vai sentir saudades (ele também) mas, se planejada com cautela, essa será uma experiência única para presentear o seu filho.

#ficaadica

Alguns blogs trazem informações para quem quer fazer intercâmbio. Confira o http://blog.descubraomundo.com, http://blog.maisintercambio.com.br ou http://tudosobreintercambio.com.br. Há sugestões de roteiros e você também conseguirá ter uma ideia de custos.