Qual é o melhor horário para o seu filho estudar?

De manhã ou à tarde: saiba o que é importante considerar

É comum as pessoas falarem que “funcionam melhor à noite” ou “estão mais dispostas pela manhã”. Com as crianças e os adolescentes, isso não é diferente.

De acordo com a BBC Brasil, a Suécia começou a criar, em setembro de 2007, uma nova regra social baseada nos relógios biológicos. Imagine poder trabalhar e estudar em horários alternativos, de acordo com a sua necessidade biológica?

Por exemplo, as “pessoas matutinas” ficam bem dispostas às 7h. Os neurologistas afirmam que no começo da manhã há um pico de cortisol e noradrenalina no cérebro, que aumentam o nível de atenção. Isso significa que é melhor colocar seu filho para estudar cedo? Não é regra.

O horário para colocar na escola pode perfeitamente ser adaptável. A verdade é que não existe um turno mais recomendado do que outro. Seu filho, especialmente, pode se dar muito bem estudando à tarde.

estudar-manha-tarde

Melhor horário

Quando for possível, considere que o melhor horário é aquele que consegue ajustar o ritmo da criança com a rotina da família. Seu filho fica agitado e irritado em acordar cedo e você não tem problemas em colocá-lo à tarde? O melhor será esse período para ele.

Há casos em que não há escolha: um dos horários será necessário para organização dos pais e do próprio aluno. Neste caso, não se preocupe pois o relógio biológico dele vai se ajustar naturalmente.

Rotina

O mais importante é manter a rotina. Para que o relógio biológico fique sincronizado, é preciso manter as atividades diárias nos mesmos horários, inclusive o momento de descansar.

A rotina irregular é que coloca o corpo em stress
, tão ruim nessa fase de aprendizados e de formação.

Avalie o perfil do seu filho, veja qual horário fica bom para toda a família e zele pela rotina. Com isso, sua escolha dará certo, pode acreditar.