Atividades extracurriculares: saiba como escolher

Para evitar frustração, observe as habilidades do seu filho

As atividades extracurriculares trazem muitos benefícios para as crianças. Além de desenvolver a autonomia, ajudam a melhorar o rendimento escolar e trazem um senso de responsabilidade.

Com equilíbrio e também oferecendo tempo de descanso, especialistas garantem que elas ajudarão no desenvolvimento do seu filho.

Mas qual atividade é mais recomendada para ele e em qual idade começar? Se for procurar algo diferente, até aula de esgrima encontrará. São tantas as opções que é natural ter dúvidas.

Esportes

Eles podem começar bem cedo, a partir dos seis meses de idade. Natação ajuda muito a desenvolver a coordenação motora, socialização, capacidade respiratória e segurança dentro da água. Se o seu filho é do tipo “peixinho”, vai adorar participar das aulas.

Lembre-se que é fundamental que ele tenha prazer na atividade.

Entre os três e seis anos, é uma fase boa para começar balé, judô, futebol, ginástica artística ou olímpica, por exemplo. Esses esportes exigem flexibilidade e também estimulam o trabalho em equipe e a socialização.

Idiomas

Você pode complementar a educação do seu filho matriculando-o em um curso de inglês, por exemplo, fora do horário de aula. Depois dos quatro anos de idade é um bom período para começar.

Música

Hoje, até bebês já são inseridos nesse universo. Isso porque música vai muito além de tocar um instrumento. Nesse tipo de aula, seu filho vai aprender a se concentrar, a interagir com a música, com o professor e os amigos.

Após os seis anos, terá mais facilidade para ler partituras e poderá tocar ou cantar.

Observe as habilidades do seu filho

Para evitar frustração em ambos os lados, observe as habilidades do seu filho. Se ele prefere o campo de futebol, por exemplo, não force a natação.

Ele é do tipo que se interessa por música? Experimente a musicalização. O ponto de partida deve ser o interesse dele.

Se ele gostar, não vai desistir e, assim, a atividade extracurricular será benéfica para toda a família.