O Colégio Contemporâneo é a primeira instituição do Rio Grande do Norte a realizar uma parceria educacional com o Google, com o objetivo de aliar o ensino tradicional a tecnologia significativa para aprendizagem. Por meio do programa Google for Education, os alunos têm a disposição uma sala interativa para a realização de atividades e podem interagir em tempo real com as mais variadas ferramentas disponibilizadas pela empresa de tecnologia.
“A aquisição de conhecimento se tornou mais dinâmica e veloz, tornando o conteúdo mais significativo para o aluno. As ferramentas que são usadas nas salas de aula favorecem uma maior interatividade entre professor e estudante e, dessa forma, instigam uma maior curiosidade neles”, comenta Irany Xavier de Andrade, diretora do colégio.
Os alunos podem realizar tarefas em conjunto, simultaneamente, além de ter a oportunidade de diversas plataformas para estudar diferentes disciplinas. No Estado de São Paulo, esse mesmo trabalho é promovido pelo Colégio Anglo Bauru, onde professores mesclam o conteúdo abordado em aulas com textos complementares online.
“O nosso professor de ciências, por exemplo, está ensinando um conteúdo com o material didático do Anglo e também encaminha conteúdos complementares e dicas de leitura por meios de links, que são enviados para uma sala de aula virtual e que chega no próprio celular dos alunos”, explica Rosemeire Alves, coordenadora pedagógica do Anglo Bauru.
Segundo a educadora, a utilização desse recurso otimiza o tempo do professor. “O aplicativo possui inúmeras ferramentas, e ele pode até abrir um chat com todos os alunos, ou enviar tarefas e esclarecer dúvidas simultaneamente”, diz.
Porém, para que tudo esteja em pleno andamento, o corpo docente é treinado periodicamente: “Não é simplesmente usar; é preciso ter uma preparação com antecedência”, finaliza.
As escolas interessadas em firmar parceria com o Google devem se cadastrar e seguir o passo a passo explicado nesse link.
meu noome e ana catarina e eu sou do contemporâneo complexo educacional