Ler é sempre uma aventura. As jornadas apresentadas em narrativas leves, com personagens cativantes e ilustrações chamativas são as preferidas das crianças. E é sempre bom, além da leitura, realizar exercícios que avaliem a capacidade de interpretação do aluno. Maria Aparecida Mirandola, professora do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Anglo Araraquara (SP), teve a ideia de propor aos alunos que fizessem suas leituras e depois transformassem suas experiências em uma série de trabalhos.
Toda semana os alunos vão à biblioteca e são incentivados a desbravarem novos mundos nas revistas, livros e quadrinhos. Após lerem em casa os materiais emprestados, alunos de duas turmas do 3º ano têm uma semana para produzir uma vasta quantidade de materiais, antes de apresentá-los aos demais estudantes do colégio.
“O projeto ‘Era uma vez… e assim termina a história’ tem por objetivo despertar no aluno o prazer pela leitura, uma vez que, a cada título lido, eles devem demonstrar o entendimento da história de forma lúdica”, conta a professora Mirandola.
Toda semana os alunos vão à biblioteca e são incentivados a desbravarem novos mundos. Com base em suas leituras individuais, os estudantes têm uma semana para produzirem materiais, como história em quadrinhos, anúncio publicitário e uma nova capa para o livro. Com materiais recicláveis, as crianças fazem fantoches, máscaras dos personagens favoritos da história, roupas, maquetes e bonecos de massa de modelar.
“Os alunos ficam inspirados e desenvolvem sinergia”, comenta a coordenadora pedagógica do colégio, Daniela de Faria Colino Gomes. “Todo ano fazemos esse tipo de trabalho com os alunos, utilizando estratégias diferenciadas para torná-las mais significativas. E as crianças adoram, uma aprende muito com a outra, tornando a atividade muito prazerosa”.
Bom dia! Que ideia bacana!
Apenas uma pergunta:
As atividades são orientadas por semana? Por exemplo, nesta semana, todos farão um cartaz, ou uma propaganda, ou uma máscara.
Olá Angélica, boa tarde!!! As atividades acontecem semanalmente. Geralmente são direcionadas a atividade que será realizada, baseando-se na leitura da obra escolhida pelo aluno.