Mania de Ler: Instituição promove série de eventos para tornar a leitura mais atrativa

Teatro, piquenique e visita de quadrinista estão entre as ações organiza-das pelo CECOJ – Centro Educacional Coração de Jesus, no RJ

Com o projeto “Mania de Ler”, os educadores do CECOJ – Centro Educacional Coração de Jesus – Casimiro de Abreu (RJ) estão promovendo uma série de eventos para aproximar o universo literário do cotidiano das crianças do Ensino Fundamental I. “Se o objetivo da escola, por conta de sua filosofia, tradição e crença é educar para a vida, a leitura deve, nesse processo, se fazer presente sempre. Deve ser muito mais que uma obrigação”, resume Arlene Lima Jorge, coordenadora pedagógica do colégio.

O projeto começou com o ciclo “Eu curto HQs – Viajando pelo universo da leitura”. Em sua abertura, estudantes receberam a visita dos personagens da Turma da Mônica. As famosas criações de Maurício de Sousa animaram os alunos em um espetáculo interativo.

Em um segundo evento, a escola recebeu a visita do escritor Leo D. Andrade, criador do mangá – quadrinho com estilo japonês – de temática indígena “A lenda de Bóia”, realizado em parceria com o ilustrador Wall Souza. O autor passou a tarde contando um pouco sobre seu trabalho, trazendo detalhes da produção de sua história e realizando uma oficina com os alunos do 2º ao 5º ano.

Dando continuidade ao projeto, alunos do 1º ano receberam a visita do cartunista Matheus Coelho, que mostrou um pouco da história dos desenhos animados e da sua relação íntima com o universo das histórias em quadrinhos.

Após o contato dos alunos com profissionais, os educadores promoveram os “piqueniques literários”, no qual os estudantes levaram seus livros e montaram uma exposição no pátio da escola para visitação de outras turmas. No último piquenique realizado, cada aluno levou um gibi para presentear um colega.

Para dar continuidade ao projeto e fixar os aprendizados, os alunos levam para casa atividades que envolvem artes e produções escritas. Visto que o contato com as histórias em quadrinhos na infância é abundante, Arlene afirmou observar a validade do trabalho no relato de vários professores, que apontam para um interesse cada vez maior na leitura, gerando reflexos positivos em sala de aula.

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