Partindo dos conteúdos desenvolvidos nas aulas de Atualidades, alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Sólido (unidade Brasília de Minas – MG) desenvolveram um jornal trimestral denominado Diário Estudantil.
Vanessa Prudêncio, professora de Atualidades, concebeu em conjunto com os alunos o jornal que, além de uma atividade diversificada, é uma forma de avaliação da disciplina. “Enxergamos nesse projeto um caminho para mostrar que o conhecimento não pode ser construído unilateralmente. Os alunos têm que se sentir participantes nesse processo”, diz Vanessa.
Para realizar o jornal, a professora fez uso do material de Redação do Anglo, com destaque para o estudo da linguagem jornalística. Uniu assim a dinâmica da sua aula – a discussão dos assuntos mais importantes no cenário contemporâneo – com o lado “mão na massa” da produção textual.
“Esse tipo de atividade estimula os alunos a ficarem ainda mais ligados em questões relevantes atualmente. A participação no Diário estimulou os estudantes a assistir mais a noticiários, assinar jornais, ler notícias e reportagens não só pela sua utilidade nos vestibulares”, conta a professora.
As turmas se dividem em equipes e cada uma fica responsável por um caderno do Diário. O jornal traz notícias de Brasília de Minas e do próprio colégio, além textos sobre acontecimentos do Brasil e do mundo, artigos opinativos, resenhas de filmes, entrevistas e histórias em quadrinhos.
A cada trimestre, o jornal vem aumentando. O Diário Estudantil é diagramado e impresso por funcionários da própria escola. “É muito gratificante ter o jornal impresso, ver o trabalho de todos impresso, circulando entre os alunos e seus familiares”, diz Vanessa.
Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.