Alunos do EF II ajudam na separação de cupons fiscais da APAE Sorrocaba

Projeto “Cupom Solidário” estimula cidadania e organização entre os estudantes do Anglo Sorocaba

Ao identificar que a APAE Sorocaba estava com dificuldades em registrar os cupons fiscais, devido à falta de mão de obra voluntária, o Anglo Sorocaba (SP) aderiu ao projeto “Cupom Solidário” e envolveu os alunos do Ensino Fundamental II na ação.

Uma vez por semana, os alunos reservam uma aula (45 minutos) para separar os cupons fiscais sem cadastro de CPF (Cadastro de Pessoa Física), entregue pela instituição, na escola. O primeiro passo é separar as notas por estabelecimentos, CNPJs e datas das compras.

“Partimos de uma necessidade da instituição para estimular cidadania e solidariedade entre os estudantes. Nas vezes em que os alunos dos sexto e sétimo anos foram incumbidos para classificar os cupons fiscais, percebi que o aceite não foi em função de livrar-se das aulas, mas sim pela motivação feita por mim demonstrando a possibilidade de, através de um gesto tão pequeno, proporcionar resultados sociais por eles inimagináveis. Atrelado a isso, todos exercitaram conceitos matemáticos, condição essencial para colocar muitos números (de cupom e de data) em ordens diferentes”, explica o coordenador pedagógico do Ensino Fundamental II, Ademir Feliziani.

Logo após a separação dos cupons fiscais, é feito o cadastro desses documentos no site da “Nota Fiscal Paulista”, em nome da APAE Sorocaba. Assim, os valores gerados de impostos são retornados para o uso da associação em seus trabalhos sociais e assistências. “A adesão foi imediata pelos estudantes, pois eles conhecem o trabalho sério da instituição e, logo, se mostraram à disposição em ajudar reconhecendo, assim, o papel importante que exercem na sociedade como um todo”, relata Feliziani.

O projeto vem conquistando cada vez mais adeptos. “Eu nunca tinha feito nada parecido e achava que os cupons eram descartados e, quando a escola trouxe essa atividade, percebi que poderia ajudar fazendo algo a mais por eles, além de doação em dinheiro”, relata a aluna de 12 anos, Lívia Bovi.

Para o diretor administrativo do Anglo Sorocaba, Marcos Torres, o projeto vem dando tão certo que a ideia é expandir. “Já estamos pensando em como envolver colaboradores, professores, pais e outros níveis de ensino, nesse projeto. Afinal, desta forma podemos ajudar mais instituições que também precisam de voluntários para registrar esses cupons e, assim, disseminar a importância da consciência solidária”, enfatiza.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *