Sala de aula se transforma em oficina onde alunos aprendem programação e a construir robôs

Anglo São Roque cria parceria com Mind Makers para levar pensamento computacional aos estudantes do Fundamental I  

A cada geração, crianças estão mais conectadas com a tecnologia. Com isso em mente, o Anglo São Roque (SP) decidiu implementar um projeto para desenvolver o pensamento computacional em sua grade curricular, aliando o ensino de computação e robótica ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais. O programa chamado Mind Makers será implementado no Ensino Fundamental I, substituindo a aula de informática na grade curricular.

“Nós optamos por implantar a Mind Makers, primeiramente, apenas no Ensino Fundamental I pelo fato de ser um diferencial, um atrativo para os alunos, algo que vai despertar o interesse nas crianças. Mas temos planos também para acrescentar o projeto aos estudantes mais velhos”, conta Moacir de Faria, diretor do Anglo São Roque.

Dentro da sala de aula, os alunos, divididos em grupos, realizam 4 trabalhos diferentes ao longo do semestre, incluindo a construção de robôs, automóveis e programação no geral. No começo de cada exercício são sorteados novos grupos, sempre escolhendo um líder, que não irá exercer a função novamente até que todos os outros já tenham sido líderes.

O fato de ter algum aluno liderando o grupo faz com que a escola, além de exercitar o pensamento computacional, desenvolva ainda o pensamento empreendedor. “O curso é simplificado como uma aula de robótica, mas não é só isso. Ele vai além. Hoje a tecnologia, para crianças, é sinônimo de diversão e entretenimento e a escola de programação vai ensinar os estudantes a usar a tecnologia como ferramenta, para que no futuro dominem essa dádiva que é a modernidade”, explica o diretor.

“Com o processo de gamificação do aprendizado, o aluno se sente mais inserido na escola, já que existe uma preocupação nossa para com ele. E o fato do aluno sentir-se confortável dentro do colégio é o principal ganho que nós poderíamos ter”, conclui de Faria.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *