Brincadeira teatral reforça conteúdo aprendido em sala de aula

Estudantes aprendem sobre gênero literário em exercício que estimula criatividade e o improviso

Quem nunca quis ser ator quando criança? Brincar de fazer filmes e peças, organizar cada parte do espetáculo e sempre se divertir. Os alunos do 6º ano do colégio Civitatis, de São Paulo (SP), tiveram a oportunidade de entender como funciona a produção das cenas através de um exercício com texto teatral.

Como parte do material estudado, o conteúdo aborda o gênero dramático e vai além. “O texto teatral é a peça no papel. Em suas linhas vão estar descritas as falas, o posicionamento do palco, o abrir e fechar das cortinas”, explica Priscila de Freitas, professora de português e redação.

Após lerem sobre o gênero, os alunos produziram um texto curto, criando um esquete que seria ensaiado e apresentado no dia seguinte, mantendo a ideia de improviso como parte do teatro. A brincadeira foi feita para fechar o tema estudado, “não ser apenas uma leitura por leitura” comenta a professora.

“A prática do texto teatral incentiva os estudantes a sentirem a diferença entre a produção do texto e a realização daquilo escrito no livro, um incentivo à criatividade para que armazenem todo o aprendizado e não fiquem apenas no abstrato”, conta Priscila. Ela cita também outra atividade aplicada com seus alunos, estimulando o pensamento de maneira divertida, com uma produção de entrevistas hipotéticas com pessoas famosas, imaginando como seriam suas respostas.

Ao fim das apresentações, os alunos se divertiram com seus esquetes e se aprofundaram no gênero teatral. “Depois da brincadeira, foi feita uma avaliação em que todos foram muito bem, eles sabiam toda a matéria. Com certeza, o exercício ajudou a fixar os conteúdos”, encerra a professora.

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