Estudantes aprendem a trabalhar de maneira independente e convertem parte dos ganhos em doações
Pensando em unir a questão social com a sabedoria empreendedora, o Colégio Renovação, São Paulo (SP), criou o Projeto Empreendedor. Esse exercício é realizado com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e ensina sobre questões financeiras – tal como lucro e impostos – ao mesmo tempo que proporciona a experiência de montar a própria empresa.
Carla Amaral, a coordenadora do Ensino Médio, explica que os estudantes aprendem a fazer um plano de negócios na aula de empreendedorismo. “Eles têm de montar uma empresa do zero, juntam-se em um grupo e começam a pensar: nome, logo, produto. É tudo por conta deles.”
Após a criação e desenvolvimento de suas companhias os alunos organizaram uma feira de vendas, que foi aberta para a escola inteira. “Cada um tinha seu próprio produto, a maioria eram alimentícios, por considerarem que era como arrecadariam mais dinheiro. Do que foi arrecado eles teriam de descontar o que gastaram e mais uma parte, a qual chamamos de imposto social, para conquistarem seu lucro” conta Amaral.
O imposto social foi o método escolhido para aplicar a porcentagem que as empresas têm de pagar como taxas. Neste caso, parte do que foi arrecadado pelos estudantes foi destinado a compra de materiais de limpeza e higiene pessoal para fazer doações.
Esse projeto, que ocorre há 5 anos, já se tornou rotina na escola; por causa da grande receptividade dos alunos. “No dia da feira, eles fazem tudo sozinhos, sem ajuda nenhuma dos pais ou professores e isso estimula uma independência, outro ponto positivo desse trabalho”, conta Amaral.
Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie-nos sua história.