Artigo: Por que o espaço físico é tão importante para o aprendizado?

A inovação no universo educacional acontece não só na metodologia utilizada para transmitir conteúdos, mas também no espaço físico de uma instituição de ensino. Estar num ambiente onde todos se sintam confortáveis e para o qual desejem retornar no dia seguinte, por exemplo, é condição sine qua non para o bom desenvolvimento do aprendizado.

Com foco nos principais personagens que dão vida às salas de aula do Anglo Tamandaré, no bairro da Liberdade, em São Paulo, o corpo administrativo e o pedagógico do Curso se viram na missão de transformar as estruturas do prédio para torná-las mais acolhedoras, levando inovação e tecnologia para o cotidiano dos vestibulandos.

Para pilotar o projeto da reforma, convidamos a arquiteta Alessandra Montavani, do escritório Mantovani & Dabdab Arquitetura. Essa escolha não poderia ter sido mais certeira: Alessandra é ex-aluna do Anglo Tamandaré e conhece bem as necessidades dos alunos que por ali passam todos os dias. Além disso, ter essa profissional comandando o projeto arquitetônico foi uma maneira de estimular os talentos que deixam sua marca no Curso Anglo.

As novas salas de aula do Anglo Tamandaré foram pensadas para trazer mais conforto para alunos e professores. Nelas foram instaladas cadeiras acolchoadas, iluminação LED com foco na sustentabilidade, projetor de última geração e portas de correr com amortecimento, tudo isso em um ambiente mais clean, iluminado e moderno. “Todo esse processo dos vestibulares envolve uma fase muito dura da vida das pessoas, e esse conforto ajuda o aluno a passar por isso com mais leveza, aumentando seu rendimento em sala”, afirma Alessandra.

O professor Thiago Dutra, de Matemática, também está tirando o melhor proveito dos novos recursos tecnológicos na sala de aula. “Muitas questões de vestibulares de 2ª fase trazem figuras sofisticadas, desenhos muito difíceis de reproduzir na lousa, o que tomava muito tempo. Com o novo projetor, esse processo ficou muito mais rápido, porque agora eu projeto a questão original no painel e consigo rabiscar em cima da imagem, o que, antigamente, com as fotos em PowerPoint, não era possível. Hoje eu consigo interagir e até criar situações parecidas a partir da figura original”, relata Thiago com empolgação.

Para os alunos, a reforma representa um ganho muito expressivo. Marcelo Silvestre é aluno da turma de Medicina e está no seu segundo ano de cursinho no Anglo. Segundo ele, a nova carteira é confortável e ergonômica, e isso favorece o desempenho do aluno. “O desenho na parede deu cor ao ambiente e sensação de amplitude. A iluminação é outro diferencial: com a possibilidade de acender a luz numa parte específica da sala, o professor consegue usar o projetor e os alunos podem continuar escrevendo, pois não fica escuro”, conta Marcelo.

Além das salas de aula, o Anglo Tamandaré ganhou um novo espaço de atendimento, uma sala de matrículas mais receptiva, um projeto de paisagismo com flores e plantas e novas estruturas de acessibilidade. Tudo isso para tornar a experiência de pais e alunos memorável!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *