Disciplina extracurricular que leva alunos ao Pantanal tem até processo seletivo em colégio para preencher vagas

Estudantes viajam mais de 400 km para estudos e devem apresentar resultados em congressos nacionais e internacionais

Há três anos o Colégio Anglo UNIGRAN de Dourados (MS) leva alunos ao Pantanal pela disciplina “Aspectos Ecológicos do Pantanal Sul Matogrossense”, criada a partir da demanda do professor de biologia Marco Aurelio Kinas. A matéria optativa foi inicialmente concebida para estudantes do terceiro ano, que estariam mais aptos e preparados para absorver o conhecimento da prática. Este ano será possível a ida de jovens do segundo ano, graças a uma atualização no conteúdo do Sistema Anglo de Ensino.

É no segundo semestre, normalmente em outubro, que 35 alunos do Colégio Anglo UNIGRAN entram no ônibus em Dourados para percorrer cerca de 400km até chegar a região de Miranda/Abrobral. Lá eles acampam e montam o laboratório no meio da mata para analisar plantas e animais. “Eles adoram porque só veem isso na televisão”, conta o professor Kinas, coordenador da disciplina. São quatro dias intensos de práticas para observar, coletar e estudar o ecossistema.

O projeto consiste na realização de diversas atividades. Os estudantes percorrem trilhas para observar aspectos da fauna e da flora, fazem armadilhas de verificação de pegadas, identificam a relação de presa e predador e ainda pescam – de acordo com as normas do IBAMA/IMASUL – a fim de observar os parasitas nas diferentes espécies de peixes, com foco na saúde humana e o hábito de ingerir pescados.

A programação para este ano conta ainda com o Inventário das Plantas Medicinais utilizadas pelas populações ribeirinhas. A ideia é que os alunos conversem com os nativos da região a fim de conhecer os ingredientes usados para chás e infusões e, do nome comum, chegar ao científico por meio do extrato das plantas. O exercício será também multidisciplinar uma vez que os estudantes estarão expostos a uma nova forma de cultura. Além disso, o professor Adriano Paiva de história levará os jovens para uma visita aos pontos históricos de Corumbá e ao Museu do Homem Pantaneiro.

O ano de 2018 reserva ainda mais uma novidade: o material compilado e as discussões com os colegas e professores serão a base para a iniciação científica de cada aluno. Assim, ao final do processo, os estudantes irão escrever artigos para apresentar em congressos nacionais e internacionais.

A disciplina faz tanto sucesso que para preencher as 35 vagas é aplicada uma prova de seleção. Em geral, mais de cem alunos participam do processo que avalia competências nas áreas de biologia e geografia. A viagem é muito esperada pelos alunos: “Em fevereiro as crianças já perguntam se vai ter Pantanal esse ano” comenta Kinas.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *