Inspirados no material do Anglo, alunos da Educação Infantil realizam imersão na cultura africana e mobilizam o colégio
Aliar os estudos geopolíticos a ações sociais é uma forma eficaz de fazer com que o estudante entenda os dilemas relacionados a desigualdade do mundo. Diante dessa possibilidade, o Colégio Integração, de Limeira, São Paulo, colocou em prática o projeto “Estudos sobre a África”, no qual, além de aprender sobre culturas estrangeiras, os alunos realizaram arrecadação de brinquedos que foram levados a crianças em situação de vulnerabilidade na Angola.
A ação foi comandada pelas coordenadoras Tayane Negro e Camila Tedesco. “Tudo começou por uma inspiração que tivemos ao ler a apostila do Anglo. No material do Infantil I, é contada a história de Tereza, uma menina que recebe a visita da avó vinda da África. Bem no período em que o tema era abordado, ocorria no colégio o projeto Família na Escola, e um dos pais trouxe um angolano para falar sobre cultura com as crianças”, conta Tayane.
O homem foi o responsável por apresentar o Aldeia Nissi, um projeto que consiste na arrecadação de materiais escolares e brinquedos para serem levados a três escolas da Angola. Representantes brasileiros levam as doações.
“Todo o colégio ajudou. Arrecadamos por um período e, além de doar, os estudantes também confeccionaram jogos para serem levados para as outras crianças. Cada um ainda escreveu uma carta endereçada a uma pessoa de mesma faixa etária. Quando recebemos as fotos da aldeia e pudemos ver o símbolo da escola junto com eles, ficamos emocionados”, afirma Tayane.
Segundo a coordenadora, o maior aprendizado da ação foi entender a diferença cultural e desenvolver a solidariedade. “É muito importante não perdermos essa essência de respeito da diversidade. E a melhor ferramenta para isso acontecer é a vivência”, finaliza.
Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.