Arrecadação de brinquedos envolve estudantes do Anglo Itu

Ação ganhou relevância na cidade a ponto de ganhar homenagem na Câmara dos Vereadores

Brincar é importante para estimular a criatividade da criança, mas nem sempre todos têm acesso à ferramentas que possibilitam o desenvolvimento do lúdico. Pensando nisso, o Anglo Itu, no interior de São Paulo, envolveu os estudantes no projeto “Doe um Brinquedo”, onde foi organizada uma arrecadação de brinquedos para a doação a instituições sociais da cidade.

“A ideia foi doar brinquedos e um pouco de alegria, desenvolvendo em nossos alunos a importância de ajudar o próximo, tornando-os cidadãos melhores para o futuro. Brincar favorece a autoestima da criança, propiciando situações de aprendizagem e de desenvolvimento de suas capacidades cognitivas. Por meio de jogos as crianças aprendem a agir, têm sua curiosidade estimulada e exercita sua autonomia. Brincar e jogar são fontes de lazer, mas são simultaneamente fontes de conhecimento, nos levando a acreditar que o brincar é parte integrante e indispensável da atividade educativa” afirma Lia Mara, coordenadora do Anglo Itu.

Durante a ação, que durou dois meses, os alunos produziram cartazes, que foram espalhados pela instituição, falando sobre a importância de doar os brinquedos a crianças que não têm a oportunidade de brincar. O projeto ganhou tamanha dimensão a ponto de a escola receber uma Moção da Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu, pelo desenvolvimento do projeto.

“Por meio das declarações e conversas com pais e alunos que ajudaram na doação dos brinquedos, percebemos que foram despertados valores de solidariedade e cidadania e de direitos. O projeto ainda gerou uma nova forma de interação, pois os próprios orientadores trocaram experiências e aprendizados junto aos pequenos das comunidades carentes. E a máxima se fez real: é brincando que se aprende” conclui Lia.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *