Colégio Rodrigues Dias desenvolve responsabilidade ambiental entre as turmas
Com o objetivo de promover a coleta de lixo e a conscientização dos alunos, o Colégio Rodrigues Dias, de São Paulo, realizou uma atividade envolvendo os alunos do Ensino Fundamental. Dividido em diversas etapas e contando com uma assembleia para discutir as melhores maneiras de se dispor do lixo, o trabalho se estendeu para fora da escola, com a conscientização de toda a comunidade.
A professora de ciências iniciou o trabalho para alertar os alunos do consumo e descarte dentro do colégio principalmente na hora do intervalo. A partir de dados científicos, eles tomaram consciência dos desastres ambientais e naturais causados por excesso de lixo produzido e mal descartado.
“Fizemos um estudo de caso, do bairro e comunidade ao redor, concluímos que os caminhos de coleta seletiva passavam apenas uma vez por semana. Sendo assim, criamos uma assembleia de trocas de ideias para solucionar o problema. Juntamente com os docentes realizamos planos e metas para toda a escola. Os alunos iniciaram solicitando para a direção lixeiras de coletas seletivas, fizemos trocas de copos descartáveis por copos de vidros, xícaras de porcelana, canecas para os alunos e incentivamos o uso de garrafinhas”, conta Priscylla Caputo, uma das responsáveis pelo projeto.
Após a atividade, foi feito um planejamento para confeccionar jogos com materiais reutilizados para a mostra cultural do colégio. “Reaproveitamos desde caixas de pizza a cápsulas de café para confeccionar jogos. Notamos que houve cuidado e zelo com o jogo, mais do que com os que eles compram em lojas. Além disso, após o projeto, foi perceptível uma mudança significativa nos alunos, que continuaram com esses hábitos de reaproveitamento”, diz Andresa Ângelo, assistente de direção do colégio.
Os pais puderam conferir de perto na mostra cultural os trabalhos dos seus filhos, que explicavam desde o recolhimento, limpeza, higienização, armazenamento e confecção dos jogos e painéis. Ao final, todos os painéis e lixos utilizados para exemplificar foram levados para um centro de coleta seletiva para serem reciclados. Os jogos permaneceram no colégio como atrativo na hora do intervalo. “Os alunos tornaram-se líderes e tomadores de decisões, praticando bons hábitos pelo colégio instruindo outros alunos, funcionários e até mesmo em casa com seus familiares”, afirma Priscylla.
Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.
Parabéns pelo projeto, muito incentivador……