Comunidade escolar se envolve em projeto de teatro

Sertaozinho

Peça “O Auto da Compadecida” levou a realidade do sertão aos estudantes

O teatro tem um papel importante na educação pois dá a oportunidade do jovem desenvolver habilidades como criatividade, organização, coordenação e vocabulário. No Colégio Saber, de Sertãozinho, interior de São Paulo, a arte vem sendo desenvolvida desde 2012 entre os alunos.

Todo ano a escola apresenta peças de teatro em seu festival de final de ano. A última foi “O Auto da Compadecida”, que além de divertir os alunos, apresentou a realidade do nordeste brasileiro. A produção foi dirigida pelo professor de teatro Wadson Rodrigues e interpretada pelos integrantes do grupo teatral do colégio; composto por alunos do nono ano do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio.

“O teatro faz parte dos nossos projetos educacionais. As aulas conseguem trabalhar habilidades que a sala de aula não consegue alcançar. A questão corporal, do improviso, da timidez, de falar em público. O teatro traz segurança frente a uma situação inesperada. Eu sou suspeita para falar, mas nossos alunos dão show. Mais tarde, vamos colher o fruto de um cidadão com formação completa”, opina a diretora Denise Ardenghi.

O curso de teatro no colégio dura um ano, sendo que metade é dedicada a oficinas de técnicas. A partir de julho, têm início os ensaios para a peça do final do ano, apresentada no teatro municipal da cidade. Segundo o professor Bernardo Magalhães, que começou a participar das aulas para incentivar os estudantes e depois permaneceu, o curso é uma oportunidade para toda a vida.

“Eu falo para os alunos que o projeto do teatro, independente da peça, é importante para quebrar barreiras de expressão. Eu como professor uso o teatro para me expressar em sala de aula. O teatro, para mim, é liberdade. No palco eu posso ser o que eu quero. É como viver mil vidas em uma. Por vezes mais”, conclui o professor de história.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *