Volta às aulas é momento de planejamento e organização

Volta às aulas

Professor tem o papel de restabelecer rotina de “aula dada, aula estudada”

O segundo semestre já começou, mas muitos alunos ainda não voltaram ao ritmo anterior ao das férias de julho. Voltar ao condicionamento requer uma preparação durante as primeiras semanas, tanto para que o conteúdo possa ser melhor absorvido quanto para que o ambiente escolar seja receptivo com os estudantes.

Segundo a assessora pedagógica do Anglo, Lígia Maria Dantas, depois do descanso, retornar à posição de “estudante” (aquele que estuda) é imprescindível para que o segundo semestre seja tão produtivo quanto o primeiro. “É importante organizar materiais, ter uma agenda com cronograma de entrega de trabalhos e de datas das provas, dormir bem, fazer exercícios físicos e alimentar-se bem”, comenta.

Como agora o tempo será mais curto, os alunos que tiveram dificuldades no primeiro semestre deverão correr atrás do prejuízo. “É importante dedicar mais tempo de estudo às disciplinas onde o rendimento foi mais baixo. Uma boa dica é utilizar o Plurall, onde é possível fazer tarefas online e encaminhar dúvidas aos professores através do aplicativo”, completa Lígia.

Para auxiliar a retomada dos estudantes e conseguir cumprir a programação planejada, os professores devem ter um plano do semestre bem organizado. Além disso, o educador tem o papel de reestabelecer a meta “aula dada, aula estudada”, fazendo cobranças e correções das tarefas propostas, avaliando os relatórios do Plurall e fazendo as devidas orientações necessárias para que os alunos retornem à realidade do dia a dia na escola.

Desafios

Para os alunos há sempre o desafio de cumprir com a entrega de todas as tarefas propostas e, consequentemente, melhorar o desempenho nas provas. No entanto, para os que estão prestes a prestar vestibulares e Enem, o desafio é maior pois têm que cumprir com as obrigações da escola além de dedicar maior tempo aos estudos específicos para os exames.

“Uma boa dica é tentar resolver todas as tarefas mínimas e complementares no Plurall já que o aplicativo traz a possibilidade de sanar muitas dúvidas através do “canto de lousa” além de dar acesso às resoluções comentadas”, finaliza a assessora.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *