Estudantes desenvolvem projeto em parceria com escola dos EUA

No Anglo Sorocaba, ação envolve construção de móveis para a instituição

O Anglo Sorocaba, no interior de São Paulo, deu início a um projeto de intercâmbio com a Greenbrier East High School, de Lewisburg, nos Estados Unidos. Desde agosto, os estudantes têm aulas por videoconferência com professores norte-americanos e realizam projetos em conjunto com alunos estrangeiros.

Após realizar a apresentação e o treinamento, as turmas estão agora desenvolvendo uma ação que envolve criar móveis para o ambiente externo do colégio utilizando materiais recicláveis. Como resultado, o produto final será usado pelos alunos nesse espaço da escola, transformando uma área não utilizada em um novo espaço para recreação e estudo.

Nesta proposta, os alunos precisarão desenvolver uma pesquisa sobre o que e como fazer o projeto. Incluindo cronograma e gerenciamento do projeto. Até dezembro, devem construir os protótipos dos móveis, que serão finalizados em janeiro.

“O interesse pelo projeto surgiu com o contato da escola americana com a nossa escola. Passamos por um processo seletivo (outras escolas do mundo também participaram), apresentamos a nossa ideia (esse projeto) e fomos escolhidos”, conta a professora Vivian Ruberti.

Foram 12 alunos selecionados no Brasil e 12 alunos nos EUA. Um professor tutor de lá, Kevin Warfiel, faz a ponte com os professores do Anglo Sorocaba. A escola norte-americana também terá esse parque montado, idêntico ao do colégio brasileiro.

Segundo Vivian, além de treinar a língua estrangeira, o projeto proporciona autonomia e expande os horizontes dos alunos. “Estamos aprendendo muito. É desafiador e inovador, tudo diferente do que estamos acostumados a fazer. Todos, tanto alunos quanto professores, estamos desenvolvendo habilidades importantíssimas nesse momento em que a tendência é o trabalho colaborativo. Compartilhamos ideias e informações com o intuito de alcançar resultados ligados a uma meta comum”, ressalta a professora.

O Anglo Sorocaba espera receber uma visita dos estudantes do Greenbrier East High School no ano que vem.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *