Estudantes desenvolvem autonomia em ação junto ao asilo de Praia Grande

Recanto Educacional promove festa junina em Lar São Francisco de Assis desde 2008

Há dez anos, o Colégio Recanto Educacional, de Praia Grande (SP) fortalece uma rede de colaboração e afeto entre estudantes e idosos moradores do Lar São Francisco de Assis. O projeto nasceu com a intenção de agregar a aprendizagem socioemocional ao dia a dia dos alunos do sexto ano do Ensino Fundamental ao terceiro do Ensino Médio. Em 2008, as turmas se uniram e organizaram a primeira festa junina da casa de acolhimento municipal.

Hoje, o projeto se tornou parte do calendário do colégio e da instituição. Os alunos receberam autonomia para organizar todo o evento, que envolve desde a arrecadação de prendas e montagem das barracas até a interação com os idosos nas atividades.

Para que tudo saia perfeito, os preparativos começam em maio. A coordenação faz um sorteio e cada classe fica responsável por uma barraca da festa. A partir daí os estudantes formam grupos para organizar todos os processos até o dia do evento. São eles que montam as barracas, inclusive a de comida e bebida, e levam toda a estrutura ao local.

Segundo Adriana de Almeida, coordenadora do fundamental I e parte da comunidade escolar há 30 anos, a festa junina é um momento de doação, em que os alunos levam aos idosos carinho, atenção e respeito.

“É uma satisfação muito grande ver os estudantes engajados. Quando a gente pensa em alguma coisa, é claro que é para dar certo, mas sempre ficamos com um pé atrás. Os tempos foram mudando, as pessoas foram ficando diferentes, mas o projeto não, ele cada vez cresce e se consolida na comunidade escolar”, diz Almeida.

A coordenadora conta que, no início, a participação na festa valia ponto na nota dos estudantes, mas hoje, o envolvimento dos estudantes se tornou tão grande que a ação deixou de contar como avaliação. “Eles ficam felizes em poder ajudar. E o interessante é que nós também descobrimos um outro lado dos alunos até então desconhecido. Os que dão mais trabalho em sala de aula geralmente são os que mais se destacam na participação”, completa.

Infantil

Em 2018, as turmas do Maternal e Infantil I fizeram, pela primeira vez, uma visita ao Lar São Francisco de Assis. Os pequenos realizaram apresentações musicais para os idosos ao som do violão da professora Glaucia de Alcântara.

“Estas ações contribuem para a formação o caráter dos alunos baseado em valores como amor ao próximo, solidariedade, compaixão, empatia dentre tantos outros, às vezes deixados para trás. A felicidade no olhar de cada um que participou destas visitas ficou nítida”, fala sobre a experiêcia a coordenadora.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *