Veículo: Nova Escola
Data: 02/05/2019
Desde que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil tomou forma, NOVA ESCOLA tem se dedicado a criar conteúdos que possam traduzir, desde o planejamento dos coordenadores pedagógicos com os professores até a sala de aula, os conceitos e objetivos apresentados no documento. Para mostrar como os Campos de Experiência podem ser trabalhados com as crianças, fomos buscar exemplos de atividades que possam inspirar professores, gestores e toda a comunidade escolar a fazer a diferença na Educação Infantil com os conceitos propostos nos Campos de Experiência – e que você pode complementar com curso sobre o tema e planos de atividade produzidos pelo nosso Time de Autores.
É importante ressaltar que, como aponta a BNCC e diversos especialistas em Educação, as atividades podem e devem englobar mais de um Campo de Experiência simultaneamente, a depender da criatividade e proposta dos educadores. Aqui, buscamos destacar nos relatos dos educadores aqueles campos que são preponderantes, enfatizando os impactos e possibilidades de cada um deles.
O primeiro dos Campos de Experiência proposto pela BNCC trata sobre a construção da identidade, da subjetividade, das relações interpessoais, do respeito próprio e coletivo, da sensação de pertencimento a um grupo. “Nesse campo, as crianças são convidadas a participar ativamente do processo educativo, incluindo as decisões nos projetos coletivos. Reconhecer seu pertencimento a um grupo social e compreender que há diferentes modos de dizer, de fazer, de querer, de ser, além da importância de respeitar as diferenças”, destaca o educador e autor Wagner Priante, autor do Sistema Anglo de Ensino e especialista em Arte-Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).