Instituto Logos de Educação realiza sarau e lançamento de livro feito pelos alunos

Estudantes do Fundamental II recitaram as poesias que escreveram e produziram a obra artesanalmente, a partir de papelão reciclado

O Instituto Logos de Educação, escola parceira do Sistema Anglo de Ensino em Miracatu, no Vale do Ribeira (SP), promove todos os anos um sarau cultural, com declamação de textos, além de músicas, danças e apresentações de violão. Neste ano, a novidade foi o lançamento de um livro de poesia escrito pelos próprios alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O evento ocorreu no dia 16 de abril, no auditório da Câmara Municipal de Miracatu, e contou com a presença de estudantes, pais, professores e funcionários da escola, além da mantenedora Priscila Pontes Pereira Adrião.

O título do livro — Diversos — faz referência tanto à diversidade, tema que norteou a produção dos textos, quanto à palavra versos. Os alunos dedicaram-se à elaboração das poesias durante as aulas de Língua Portuguesa, com o acompanhamento das professoras da disciplina, Suzana Mendonça e Zélia Adrião. “Ficamos contentes que todos quiseram participar. Foi uma experiência enriquecedora para todos nós”, diz Maria Vitória Pontes Pereira Marques, diretora da escola.

Ela destaca que os livros foram feitos com papelão reciclado e costurados artesanalmente, um tipo de edição conhecida como cartonera, bastante utilizada atualmente, até pelo seu caráter sustentável. Os estudantes também produziram desenhos, e um deles foi escolhido, por meio de votação, para a capa. Outras cinco ilustrações estampam as páginas internas do livro. Todos os alunos participaram da pintura das capas das obras, e o processo contou com a colaboração dos professores Cássia Cristina (Artes) e Patrícia Campregher (Matemática), que fez a impressão dos textos.

Durante o sarau, alguns estudantes recitaram suas poesias. A escola também convidou dois poetas da cidade para declamarem para o público. “Além de valorizar a leitura e a produção cultural, o sarau também traz a oportunidade e o desafio de se apresentarem em público, o que é um aprendizado muito importante para os alunos”, afirma a diretora. Ela ressalta ainda o trabalho com a questão ambiental ao utilizarem caixas de papelão para a confecção dos livros. “Também mostramos que é possível fazer muitas coisas reutilizando materiais, até mesmo transformá-los em produtos ainda melhores, como os livros”.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *