Alunos participaram de atividades relacionadas aos conteúdos estudados; proposta foi valorizar a leitura e ampliar o repertório cultural dos estudantes
O parceiro Colégio Anglo Mogi Guaçu, realizou, de 22 a 26 de abril, a primeira edição da Semana Literária Mogi Guaçu, que envolveu alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. O evento, que teve como objetivo estimular nos estudantes o hábito e o gosto pela leitura, aconteceu nas dependências da própria escola e contou com a presença de alunos e familiares.
“Abordamos temas referentes ao material didático do Sistema Anglo e criamos ambientes interdisciplinares para associar arte, música, dança e literatura. Língua portuguesa foi o carro-chefe, mas trabalhamos outras disciplinas, como história e inglês”, conta Iramira Rosa Soares Martins, professora de Língua Portuguesa do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Durante a semana literária, em que se comemorava o Dia Mundial do Livro (23 de abril), cada classe desenvolveu um projeto específico. No Ensino Fundamental II, o 6º ano, por exemplo, realizou o “soletrando com a família”. Divididos em equipes, cada grupo de alunos precisava soletrar uma palavra e, para isso, contava com um membro da família de um determinado estudante. A proposta da atividade era reforçar a questão da ortografia e da acentuação das palavras, conteúdo bastante trabalhado na apostila da série. O 7º ano participou de contação e dramatização de histórias relacionadas aos gêneros textuais estudados, como fábulas e lendas.
Um sarau do século XIII foi a atividade realizada pelo 8º ano, que estava vendo o surgimento, a criação e a estrutura dos sonetos na apostila do Anglo. “Eles aprenderam conteúdos relacionados à metrificação e à classificação dos sonetos. Cada aluno preparou o seu soneto, trabalhando com as rimas”, conta a professora Iramira. Além da leitura das poesias, os estudantes também fizeram uma apresentação com músicas do período.
Os alunos do 9º ano produziram uma novela baseada no Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. Organizados em grupos, dramatizaram partes da obra e filmaram as interpretações para apresentá-las no formato de uma novela. A escolha do livro se deu também devido às variações linguísticas e ao regionalismo presentes na obra, pontos que os alunos haviam estudado. Também foram estabelecidas relações com a história da região e a questão da seca.
O evento contou ainda com palestras — como a de um booktuber, que é pai de uma aluna do colégio – contação de histórias, arrecadação de livros e manhã musical com troca de obras. “Quisemos mostrar o valor da leitura, trazer um pouco mais de influências literárias para a escola e apresentar autores de qualidade para os alunos. A intenção é fazê-los perceber que precisam ampliar o repertório literário e que há espaço para isso”, afirma a professora.
De acordo com ela, os alunos se envolveram muito com o trabalho e tinham uma expectativa muito grande. “Conseguimos que as famílias passassem uma semana na escola, participando e prestigiando o trabalho dos filhos. Isso faz com que vejam o nosso trabalho de uma outra forma e que valorizem mais a escola”. A professora Iramira diz que o colégio pretende repetir a iniciativa no ano que vem, com novas ideias e ampliando e melhorando o que foi feito neste ano.