Colégio Anglo São Paulo é sede da OBMEP pela segunda vez

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) dá aos alunos a oportunidade de garantir uma vaga na Unicamp ou na Universidade de São Paulo

No dia 28 de setembro, ocorreu a segunda fase da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e o Colégio Anglo São Paulo, na capital paulista, foi sede da prova pela segunda vez. No sábado, cerca de 600 alunos classificados para a segunda fase foram até a unidade para participar da avaliação.

Criada em 2005 com o objetivo de estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP é a maior olimpíada científica do país. A prova também abre vagas para a OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), que compõe o time brasileiro para a IMO (Olimpíada Internacional de Matemática). Em 2018, mais de 18 milhões de alunos entre o 6° ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio realizaram a prova.

“O IMPA, instituto que organiza a OBMEP, precisa do apoio das escolas, principalmente agora que a OBMEP é aberta às escolas particulares. Ano passado, quando eles solicitaram um espaço maior para a aplicação das provas, o Colégio Anglo São Paulo se candidatou para sediar e foi um sucesso. Nós também sediamos a fase regional da Olimpíada Paulista de Física e a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física. Iremos nos candidatar sempre que essas instituições precisarem de ajuda”, afirma Margaret Toba, diretora do Colégio Anglo São Paulo.

A importância da OBMEP cresce cada vez mais a cada edição: este ano, a USP destinou 113 vagas em seus cursos de graduação aos estudantes classificados em olimpíadas acadêmicas nacionais e internacionais. No ano passado, a Unicamp também designou algumas vagas para medalhistas. Em ambos os casos, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma das provas válidas para pleitear uma vaga. Além disso, segundo artigo do LACEA, publicado na revista Economia, participar da Olimpíada aumenta em 1,91 pontos a nota média dos alunos em Matemática em relação à nota dos estudantes de escolas não participantes.

“O aluno olímpico lida melhor com as dificuldades das provas, estuda autonomamente e se desafia muito mais, o que resulta em um candidato melhor preparado para provas e vestibulares”, ressalta a diretora. “Este é um dos motivos importantes para o Colégio estar no meio científico e sediar esse tipo de evento”.

A lista de estudantes premiados na 15ª edição da Olimpíada será divulgada no dia 3 de dezembro no site da OBMEP (www.obmep.org.br).

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *