Enem: dicas para quem vai fazer a prova pela primeira vez

Estudo, preparação e organização do tempo são fundamentais para ter sucesso no exame

A próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece nos dias 3 e 10 de novembro de 2019. As provas são aguardadas com grande expectativa pelos estudantes, pois o exame se tornou a principal porta de entrada para o Ensino Superior, tanto das instituições públicas, como das particulares.

Além disso, a nota do Enem também permite a inscrição em programas federais de bolsas de estudo, como o ProUni, e de financiamento estudantil, como o Fies. “O exame é estratégico, por isso é importante se preparar para a prova com toda a atenção e cuidado”, afirma Anderson Alberto da Silva, assessor pedagógico do Sistema Anglo.

Ele conta que os alunos que cursam o 3º ano do Ensino Médio ou o curso pré-vestibular do Anglo realizam quatro simulados do Enem durante o ano. São dois no primeiro semestre e dois no segundo, e eles acontecem no mesmo formato da prova original, inclusive em domingos consecutivos. “Esse treinamento é fundamental para ganhar experiência com o tipo de exame. A prova tem muitas questões e exige controle do tempo, organização e resistência física, psicológica e emocional”.

Para quem vai fazer o exame pela primeira vez, Silva dá algumas orientações. A primeira é garantir a chegada no local de prova com uma certa antecedência. “Como a aplicação é nacional, ou seja, o exame acontece em todos as regiões do país ao mesmo tempo, a questão do horário é essencial. Para isso, é recomendável conferir o local em que vai realizar a prova e calcular o tempo de deslocamento”, diz.

Ele também destaca a necessidade de dormir bem na noite anterior e, no dia da prova, se hidratar e se alimentar bem, sem exageros. É recomendável, ainda, levar água e algo para comer que dê energia, como fruta, barrinha de cereais ou chocolate.

Em relação à resolução da prova, ele aconselha fazer inicialmente as questões mais fáceis, deixando as de maior dificuldade para um segundo momento. Silva também lembra que no primeiro dia de exame tem a redação, que é extremamente importante, pois alguns vestibulares dão um peso grande a ela. “A sugestão é escrever a redação logo no começo, para não correr o risco de fazê-la incompleta ou não sobrar tempo de passar o rascunho a limpo. Mas é preciso, sobretudo, controlar o tempo. Não dá, por exemplo, para gastar duas horas no texto, pois será preciso resolver também as questões de Linguagens e Ciências Humanas”.

Por fim, ele recomenda reservar pelo menos meia hora para preencher o gabarito com calma, para evitar erros e não deixar nenhuma questão sem resposta. Silva também ressalta a importância de estudar e de se preparar para o exame. “Quem passou por todas essas etapas, com certeza, vai estar mais seguro e fará a prova com mais confiança”.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *