Trabalho de Conclusão do Ensino Médio desperta nos alunos o interesse pela pesquisa científica

Com ajuda do Plurall Maestro, Externato Parque Continental, de Guarulhos, abre novos caminhos para alunos

Desde 2018, o Sistema Anglo oferece para as escolas parceiras o Plurall Maestro, plataforma online que permite interação de alunos e professores dentro e fora da sala de aula. E foi com essa ferramenta que o Externato Parque Continental, em Guarulhos (SP), inovou a prática do Projeto TCEM – Trabalho de Conclusão do Ensino Médio. Realizado com os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental ll ao 3º Ano do Ensino Médio, o projeto busca despertar nos estudantes o interesse pela pesquisa científica.

Na ação, os alunos são protagonistas em todo o desenvolvimento do trabalho, desde a escolha do tema até sua apresentação presencial. Tudo começa no 9º ano, quando os jovens são apresentados ao projeto e devem escolher 5 assuntos com os quais gostariam de trabalhar. Até o fim do 2° ano do Ensino do Médio, quando escolhem um professor para orientá-los no desenvolvimento, eles irão analisar e filtrar essas temáticas até que sobre apenas uma. Para tomar essa decisão, os estudantes contam com a ajuda de todos os professores, que os auxiliam a encontrar um tema relevante.

Durante o 3° ano ocorre o desenvolvimento do projeto; os jovens têm em sua grade curricular aulas de ABNT e treinamento com orientadores sobre como falar bem em público e perder a vergonha. No final do ano letivo, os alunos apresentam a defesa de sua tese para a Banca Avaliadora composta por professores e coordenadores, que avaliam a performance, a apresentação e a relevância da temática do trabalho. As notas do último bimestre são compostas exclusivamente pela nota do TCEM.

Segundo Regiane Ramos, professora coordenadora do projeto, o Plurall Maestro foi essencial para que a proposta se tornasse mais interativa. “A Plataforma Plurall promove aulas on-line, possibilitando aos estudantes o benefício de receber orientações onde e quando quiserem sobre como desenvolver o projeto e também sobre como preparar os slides para a apresentação”. Antes da plataforma, as orientações aconteciam presencialmente, em horários fixos ao longo da semana.

Os trabalhos são realizados dentro das normas ABNT e instigam o aluno a concretizar um projeto que irá prepará-lo para a faculdade ao mesmo tempo que mostra seu desempenho nessa avaliação final. Além disso, a proposta os motiva a descobrir conhecimentos por meio da análise de diferentes literaturas, da pesquisa de campo, e de entrevistas com profissionais graduados na área referente ao tema de análise.

“Quando penso em TCEM, penso em propósito, em desafios e, principalmente, em alunos mostrando seu melhor”, afirma Shirlaine Paduin, diretora do Externato Parque Continental e criadora do projeto. “Nós temos como principal objetivo ver esse aluno sendo ele mesmo, como ele se sai em questão de vocabulário, como ele se expressa, conteúdo aprimorado, pesquisa de campo, sua postura”, conclui.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *