Ação foi realizada durante o Congresso Nacional Anglo e ministrada pelos autores do Sistema Henrique Braga e Marisa de Oliveira
Encontrar ferramentas que proporcionem aos educadores e alunos uma experiência inovadora em sala de aula ajuda no melhor desempenho e participação dos estudantes nas atividades escolares. Na oficina “Gêneros digitais em sala: oficinas de podcast”, realizada durante o Congresso Nacional Anglo, em 21 de setembro, os autores do Sistema Anglo de Ensino Henrique Braga e Marisa de Oliveira discutiram com professores das escolas parceiras sobre alternativas de como utilizar os podcasts para estimular os alunos a terem protagonismo na aprendizagem.
“Inicialmente, alguns professores acharam que falaríamos sobre questões mais técnicas da produção do podcast, como quais aplicativos utilizar, roteirização, etc; mas a conversa foi direcionada ao uso ético da ferramenta, considerando também os riscos de exposição na internet e a necessidade de filtrar os conteúdos a serem publicados”, afirma Henrique Braga, co-autor da disciplina de Língua Portuguesa do Sistema Anglo.
Além disso, a oficina, que seria direcionada para a disciplina de linguagens, acabou se tornando mais dinâmica com a presença de educadores de diversas disciplinas, como matemática e geografia. “Nós identificamos professores que já utilizavam os podcasts para trabalhos de geografia, por exemplo, e outros educadores que não conheciam a ferramenta, mas que ficaram bastante entusiasmados”, conta Braga.
Foram realizadas atividades práticas com os educadores na tentativa de extrair possíveis ações a serem feitas com os alunos na escola. O autor explica que todos se dividiram em grupos e, com base na leitura de textos pré-selecionados, levantaram ideias de como desenvolver o tema em atividades com alunos do Ensino Fundamental II. “O material do Anglo traz uma alternativa para o uso do podcast como um gênero digital, mas existem infinitas possibilidades e, se trabalhadas junto dos alunos, podem resultar no maior envolvimento e interesse dos estudantes”.
Segundo o autor, até mesmo instituições com poucos ou nenhum recurso técnico podem trabalhar com a ideia de podcast, fazendo uma apresentação ao vivo dos alunos, simulando a gravação e desenvolvendo a oralidade.
Henrique Braga ressalta também que, assim como qualquer ferramenta tecnológica, o podcast precisa ser usado como um meio para desenvolver a aprendizagem, e não um fim. “A oficina ajudou muitos educadores a terem mais clareza sobre como chamar os alunos para participarem das atividades escolares, estimulando a pesquisa, a busca pela informação e pelo conhecimento. Conversamos bastante sobre como, em meio a essa mudança complexa da educação do século XXI, desenvolver as chamadas metodologias ativas pressupondo, sempre, a atuação consciente do professor”, conclui.