Como incentivar o hábito de leitura dos filhos durante as férias?

É preciso transformar o ato de ler em algo prazeroso, o que pode ser feito com visitas a bibliotecas, contato com diferentes textos e uso de diversas plataformas, como blogs e posts

A leitura é uma prática social importantíssima. Além de promover o desenvolvimento do intelecto e da imaginação, é por meio dela que fazemos a maior parte da aquisição de conhecimentos. O hábito de ler também aprimora o vocabulário e a escrita e nos ajuda ainda a formular e organizar uma linha de pensamento.

No entanto, é comum os alunos, principalmente os adolescentes, falarem que não têm paciência para ler um livro. Para Mari Cerqueira Leite, assessora pedagógica do Sistema Anglo, isso é uma questão de hábito e, para reverter esse quadro, é preciso transformar a leitura em prazer. “O contato com os livros deve ser estimulado desde a infância para que aprendam que ler é importante e pode ser prazeroso”.

De acordo com ela, algumas estratégias podem ser colocadas em prática, tanto por pais como por professores, para estimular o hábito da leitura. Uma delas é fazer visitas a bibliotecas e deixar que as crianças e adolescentes explorem os livros, folheiem revistas e escolham o que desejam ler. Outra forma de incentivar é dar a oportunidade de descobrirem os estilos literários de que mais gostam. Também vale apresentar a obra de uma maneira diferente, conversar sobre o autor, propor a teatralização dos textos e fazer debates. “A ideia é que falem o que entenderam e como interpretaram a obra troquem ideias sobre isso”.

A assessora sugere, ainda, experimentar a leitura por meio de diferentes materiais e gêneros, como quadrinhos, revistas, jornais, charges, poesias, acrósticos, crônicas e contos, entre outros. Recorrer a aplicativos, grupos de leitura, postagens interessantes nas mídias sociais, blogs, jogos educativos e vídeos que tratam de alguma obra literária também são recursos a serem utilizados.

Oferecer livros, mas sem a obrigação de ter que ler ele todo, é outra alternativa. “Se quer que seus alunos ou filhos adquiram o hábito da leitura, ofereça livros. Um dia, ele não conseguirá parar de ler uma determinada obra e terá lido o livro inteiro. Deste dia em diante, ele se tornará um leitor”, afirma a assessora.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *