Professores devem ter oportunidades para refletir sobre a prática pedagógica, novas abordagens e uso da tecnologia; expansão da internet democratiza a atualização
A formação continuada é crucial para o professor desenvolver a prática docente ao longo da sua carreira profissional. Fazer cursos de extensão e especialização, assistir a palestras, participar de grupos de estudo e realizar cursos de educação a distância (EAD) são algumas das maneiras de o docente mobilizar saberes para promover aprendizagens mais significativas para seus alunos.
“Essa necessidade de formação continuada se intensifica com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O professor precisa passar por formações que o ajudem não só a entender o que é esse documento norteador, mas também a mudar o paradigma do modelo tradicional de escola, em que ele é o transmissor de conhecimento”, diz Nathalia Pardo Lima, coordenadora do Programa de Formação de Educadores da Somos Educação (PROFS) e da Tutoria Plurall. “Para isso, é necessário que ele tenha a oportunidade de refletir e experimentar novas práticas pedagógicas, novas metodologias e uso de tecnologias, entre outros assuntos que estão em voga na discussão sobre a educação do século XXI.”
Nesse contexto, o desenvolvimento tecnológico e a popularização da internet permitem criar uma alternativa pedagógica que pode ajudar na atualização dos professores. O Programa de Formação de Educadores da Somos Educação (PROFS), por exemplo, oferece cursos de formação continuada em formato EAD.
Eles têm foco no desenvolvimento de competências pessoais, como boa comunicação e mediação de conflitos, no desenvolvimento de competências tecnológicas e no apoio e incentivo ao uso de novas metodologias e práticas pedagógicas.
“O PROFS busca justamente fazer a transposição da reflexão para a prática e, assim, contribuir para que os professores tenham acesso a formações de qualidade que possam ajudá-los nessa transformação da sala de aula”, explica Thalita Valle, analista de tecnologia educacional sênior do programa.
Em 2019, o PROFS ofereceu mais de 30 cursos de formação continuada, de temáticas variadas, como BNCC, gestão pedagógica e formação de leitores. “No curso sobre a BNCC, por exemplo, partimos de materiais explicativos, discussões, exercícios e uma atividade de construção de plano de aula. A proposta era aprofundar os conhecimentos sobre o documento para aplicá-lo com autonomia no desenvolvimento de materiais, currículos e no cotidiano das escolas”, destaca Valle.
Além dos cursos de formação continuada, o PROFS também conta com outros conteúdos, para atingir não apenas os professores que fazem o curso, mas toda a comunidade escolar, como um blog (https://www.profseducacao.com.br/blog/) que traz conteúdos complementares aos cursos e relacionados à formação de professores e um podcast (PodPROFS) sobre o tema.
Para Lima, a possibilidade de ampliar a formação continuada com cursos EAD, palestras virtuais, blogs e espaços para troca de informações leva a uma discussão sobre inclusão e equidade, pois o educador que não tinha acesso ou tempo para formações presenciais pode passar a tê-las nesses ambientes virtuais de aprendizagem.
“Claro que não devemos perder de vista que, para que ocorra o uso de tecnologias, é necessário o letramento digital, mas percebemos que essa discussão vem crescendo muito nos últimos tempos e que o professor tem tomado para si esses espaços digitais. Afinal, é importante que ele continue a refletir sobre a sua prática, problematizando e construindo novos conhecimentos”, finaliza a coordenadora.