Família e equipe pedagógica devem estar alinhadas na fase de adaptação; conhecer antes o novo espaço e combinar rotina também ajudam a dar mais segurança
Quando chega o momento da criança ir para a escola pela primeira vez, muitas dúvidas e preocupações costumam afligir os pais, da escolha da instituição à adaptação do filho à nova dinâmica. “O início da vida escolar é sempre um desafio, pois a rotina da família mudará inevitavelmente”, afirma Alexandra Morastoni Copruchinski, assessora pedagógica do Sistema Anglo.
De acordo com a assessora, ao escolher uma instituição de ensino, os pais devem avaliar se ela se mostra acolhedora e se tem um olhar singular para as crianças. A família também precisa estar próxima da equipe pedagógica para organizar estratégias para o momento de adaptação e as cumprir de forma a passar segurança para a criança.
Alexandra sugere que, antes de começar as aulas, os pais levem o filho para conhecer o espaço, passem em frente da instituição e digam que lá será a escola dele. “Esse reconhecimento do local trará mais familiaridade para o início das aulas.”
Outro ponto importante, segundo ela, é definir um horário para levar e buscar a criança e obedecer a esse combinado. Ao deixar o filho com a professora, a orientação é se despedir e dizer que voltará para buscá-lo no horário acertado.
“Jamais saia sem se despedir ou deixe de cumprir o prometido, pois isso trará insegurança e pode prejudicar todo o processo. A criança sente-se mais segura sabendo que os pais voltarão na hora acertada”, ressalta a assessora.
Em geral, no momento da adaptação, o tempo na escola é reduzido e vai se prolongando conforme a criança estiver mais ambientada ao meio escolar. Pode acontecer, ainda, da criança chorar muito no primeiro dia e os pais precisarem voltar antes do horário combinado. “Se isso ocorrer, os pais não devem se preocupar, pois isso faz parte daquele momento e será minimizado ao longo do processo”, diz Alexandra.
Um recurso que ajuda a criança a se sentir mais confiante — caso ela queira e a escola permita — é deixar que leve algo de casa para mostrar para o professor e os colegas. O inverso também é válido. Se sentir necessidade, ela pode trazer algo da escola para casa, para mostrar para a família e devolver no outro dia, sempre combinando com a equipe pedagógica.
Para Alexandra, é importante que as famílias saibam que cada criança é uma e tem um tempo próprio de adaptação. “Algumas lidam muito bem com isso e outras precisam de um tempo maior até ficarem tranquilas e se acostumarem com a escola. O importante é os pais passarem segurança nesse período e fortalecerem a parceria com a escola”.