Utilização de material e recursos Anglo, regionalização de conteúdos e atendimento individual dos estudantes são algumas das ações realizadas pelo Anglo Londrinense
O Anglo Londrinense tem apresentado resultados significativos em relação ao desempenho de seus alunos nos vestibulares, principalmente no ingresso à Universidade Estadual de Londrina (UEL). Nos processos seletivos para início em 2020, dos 120 estudantes, considerando alunos do cursinho e do 3o ano do Ensino Médio, 93 foram aprovados, o que representa 78% do total. Contando o número bruto de aprovações (em que um aluno pode passar em mais de uma instituição), foram 183 — 56 delas só na UEL, 20 em cursos de Medicina e 13 classificações em 1o lugar, em instituições como Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).
Para José Donizetti Brandino de Oliveira, coordenador do Ensino Médio e do curso pré-vestibular, um dos fatores que contribuem para essa performance é o uso adequado do material do Sistema Anglo. “Respeitamos sua essência no que se refere ao ‘aula dada, aula estudada’. Trabalhamos para conscientizar os estudantes sobre a necessidade de fazer as tarefas mínimas, as complementares e os desafios, e utilizar os recursos do Plurall — como as provas de vestibulares anteriores”, diz.
O coordenador também destaca a importância da retomada de conteúdos em espiral, da apostila HAC (Habilidades de Alta Complexidade), um material com diversos exercícios para aprimorar essas habilidades, e a realização de simulados internos e do Anglo semanalmente.
Outros aspectos relevantes que auxiliam na preparação dos alunos, segundo ele, são a formação continuada dos professores, que realizam constantemente cursos de aperfeiçoamento (entre outros temas, sobre metodologias inovadoras de ensino) e o aumento no número de aulas. Por exemplo, foram inseridas mais aulas de filosofia, sociologia e artes, que são contempladas na 1a fase da UEL, além de atualidades e interpretação de textos.
Oliveira ainda destaca como diferencial da escola o atendimento particularizado dos estudantes. “Temos esse olhar individual quando o aluno apresenta alguma dificuldade, como a de organizar o seu tempo e os estudos. Contamos com uma psicóloga que trabalha questões que envolvem aprendizado, metodologias, escolha profissional e outras relativas a esse momento que estão vivendo, que é de grandes expectativas”.