Como as escolas parceiras do Anglo estão usando a Escola Digital na quarentena?

Envio de atividades via Plurall Maestro, chamadas em vídeo pelo Hangouts e webinários e cursos online para a capacitação dos professores são algumas das práticas adotadas

Durante a quarentena, as escolas têm encontrado maneiras diversas para seguir com o processo de ensino e aprendizagem. A plataforma digital Plurall tem proporcionado às parceiras do Sistema Anglo a possibilidade de aplicar diferentes soluções envolvendo professores, pais e alunos em um mesmo ambiente interativo.

De acordo com Rosângela Zanesco, assessora pedagógica do Sistema Anglo, as escolas que pensam em atividades mais simples, que podem ser feitas em casa, no tempo do aluno, têm utilizado o Plurall Maestro como ferramenta de gestão de aprendizagem. Ela permite que o professor encaminhe as atividades, com tempo de início e término, e possibilita a verificação de resultados.

“Normalmente, os professores enviam as atividades a serem realizadas, com as instruções, no início de cada semana. Por essa ferramenta, também é possível que o professor produza novos conteúdos e anexe vídeos e áudios. Após o retorno dos alunos, quando acabar a quarentena, ele poderá utilizar os registros e o que foi encaminhado para retomar os conteúdos de forma presencial”, explica a assessora.

Para as escolas que se preocupam em manter a interação, diminuir o distanciamento e dar continuidade à programação, a plataforma Hangouts, que permite chamadas em vídeo, tem sido a mais usada. As aulas são realizadas em horário normal, como se o aluno estivesse na escola, garantindo a rotina e a continuidade dos estudos.

Em algumas escolas, o professor encaminha as atividades pelo Plurall Maestro, no início da semana e, junto às atividades, envia um vídeo explicativo. No próprio vídeo, ele informa o dia da semana que permanecerá em plantão, pelo Hangouts, para tirar as possíveis dúvidas e interagir com os alunos.

Em relação aos professores, a assessora explica que, para garantir que tenham acesso a um espaço seguro e de qualidade para o aprendizado e a troca de experiências, eles contam com a plataforma PROFS – cursos online. Ela promove a disseminação de conteúdos, com novas abordagens e reflexões, auxiliando na ampliação do repertório didático.

Outro recurso voltado às práticas dos professores são os webinários (seminários realizados na internet), organizados pela equipe do Anglo, que trazem temas pertinentes a cada ciclo, da Educação Infantil ao pré-vestibular. “Eles orientam as escolas sobre a melhor forma de abordar os conteúdos, inclusive, compartilhando boas práticas de escolas parceiras”, destaca Rosângela.

As escolas, também podem contar com um blog, criado para apoiá-las com respostas a perguntas frequentes e ideias sobre educação digital e engajamento de alunos. “Com tudo isso, garantimos o cumprimento da legislação às escolas, a programação aos professores, a aprendizagem aos alunos e a tranquilidade aos pais”, completa a assessora.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *