Aulas a distância expõem necessidade de professores investirem em capacitação

 

Saber trabalhar com ferramentas digitais e metodologias ativas estão entre as principais demandas; Sistema Anglo realiza webinários diários para educadores, com temas diversos

Com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do novo coronavírus, professores e coordenadores precisaram se adaptar ao ambiente virtual. Essa necessidade evidenciou a importância dos docentes investirem em sua formação e se capacitarem para trabalhar com plataformas digitais, metodologias ativas e atividades que reforçam a autonomia do aluno.

“A vida nos surpreendeu e tirou todos do lugar estável e confortável em que estávamos. Da noite para o dia, fomos avisados de que deveríamos ministrar aulas online, para as quais não estávamos preparados, tanto do ponto de vista operacional quanto intelectual”, diz Liliana Busca, assessora pedagógica do Sistema Anglo. “Enquanto os professores vão tateando e buscando formas de atingir os alunos nesse novo formato de aulas, eles também precisam se capacitar, pois as aulas online não devem ser reprodução das aulas presenciais.”

De acordo com ela, cursos, conversas e webinários podem colocar os professores em contato com novas técnicas. Também é fundamental que haja uma capacitação de caráter operacional, para que eles possam entender e dominar a ferramenta utilizada. Paralelamente, o professor precisa conhecer as regras colocadas para o período — por exemplo, de que forma as aulas online substituirão as aulas presenciais na contagem de tempo. Os conselhos estaduais vêm publicando materiais que precisam ser estudados pelos professores.

Outro aspecto importante, segundo Liliana, é o professor estudar novas metodologias que valorizem o tempo de aula e ponham o aluno na posição de protagonista, dando a ele oportunidade de consulta, pesquisa e realização de trabalhos individuais e em grupo. Ou seja, dar voz ao aluno, de um mero plantão de dúvidas até a apresentação de trabalhos, em todas as idades e de acordo com essas faixas etárias.

A assessora conta que, desde que as aulas presenciais foram suspensas, o Sistema Anglo vem oferecendo às escolas parceiras várias capacitações. Uma dessas iniciativas são os webinários diários comunicados às escolas pelos assessores pedagógicos e abertos a professores, coordenadores e diretores. São abordados assuntos como metodologias de avaliação, normatização da escola digital e formas de utilização do Plurall, além de temas pedagógicos, separados por segmento — da Educação Infantil ao pré-vestibular — sugerindo metodologias e formas de trabalhar o material Anglo. Os times respondem ao vivo as dúvidas relacionadas ao tema de cada webinário.

“Também oferecemos técnicas de gravação de aula e falamos de como cuidar do lado emocional dos professores, alfabetização em tempos de aulas digitais e avaliação na Educação Infantil. A assessoria do Sistema Anglo está trabalhando para dar soluções viáveis a todas as escolas.”

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