Estabelecer rotina e horários pré-definidos para as aulas virtuais e tarefas, ver os conteúdos no dia em que foram dados e mapear dúvidas e dificuldades são algumas das orientações
Com as aulas a distância durante a quarentena, os estudantes precisam ter bastante autonomia e organização para poderem cumprir as atividades da escola em casa e manter os estudos em dia. Madson Molina, coordenador pedagógico do Curso Anglo e autor de física do Sistema Anglo, diz que é muito importante estipular uma rotina com horários pré-definidos e segui-la à risca. “Muitas vezes, a rotina pode parecer algo monótono e enfadonho, mas, para alguém que está nesse momento de aprendizado, é fundamental”.
Se o estudante está assistindo a aulas gravadas, por exemplo, ele deve definir um horário para isso. O ideal é seguir o período que ele frequenta a escola e, no contraturno, fazer as tarefas, sempre com horários programados. “Se ele é um aluno do período matutino, a orientação é seguir as aulas a distância pela manhã e, à tarde, reservar um tempo para fazer as lições”, exemplifica o coordenador.
Segundo Molina, estudar os conteúdos e fazer as tarefas relacionadas a eles no próprio dia em que foram dados, para não se perder, e anotar todas as dúvidas que surgirem também são práticas que costumam ajudar os estudantes. “O aluno precisa ter o controle de todas as dúvidas que teve no período. É essencial fazer esse mapeamento dos assuntos que ele entende como sendo difíceis ou fáceis de esquecer para que ele possa retomá-los posteriormente.”
O tempo de estudo diário também é um fator que merece atenção. Molina explica que, normalmente, nos materiais do Sistema Anglo, as tarefas mínimas e complementares levam, aproximadamente, 20 minutos para execução. “Então, imaginando uma aula com duas tarefas, seriam 40 minutos para isso. Porém, ele precisa assistir às aulas também. Esse tempo depende de cada aluno, mas não pode ultrapassar muito a duração de uma aula presencial, que seria em torno de 40 a 50 minutos. Assim, ele teria que disponibilizar esse tempo para cada aula e, no contraturno, mais uns 40 minutos para a realização das tarefas.”
Rever os conteúdos aprendidos no final de semana é outra iniciativa indicada pelo coordenador. Naturalmente, não existe uma rotina do que estudar, pois isso vai aparecendo ao longo da semana, mas é possível determinar uma rotina de horários — das 8h às 12h ou das 14h às 18h, no sábado ou no domingo. Reservar esse tempo seria importante para fazer essa revisão, esse alinhamento, ou também o mapeamento dos assuntos que ele teve mais dificuldade.
Por fim, Molina acrescenta que ter um lugar para estudar, com todo o material didático e suporte de um computador, também é um fator relevante. Caso o estudante divida o quarto com mais um membro da família ou se há apenas um computador em casa, o horário que cada um vai utilizar tanto o quarto para estudo quanto o computador deve ser combinado e respeitado por todos. “Tudo isso tem que ser bem organizado e pactuado, porque se dedicar ao estudo e ao aprendizado é exatamente uma das maiores funções do estudante”, diz. “E dividir o espaço de trabalho com outras pessoas também é uma situação que ele pode encontrar mais pra frente, no ambiente de trabalho”.