Abordagem deve privilegiar a ampliação dos conhecimentos das crianças e a reflexão crítica sobre o tema, considerando a diversidade cultural, religiosa e familiar dos alunos
Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina. Esses são exemplos de datas comemorativas que as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I costumam trabalhar com os alunos. Mas, mais do que enfatizar a comemoração ou a figura homenageada, é possível aproveitar essas datas para atividades pedagógicas que incluam a ampliação dos conhecimentos das crianças, a problematização desses temas e discussões com a turma, sempre levando em consideração a diversidade cultural e religiosa e as diferentes configurações dos grupos familiares.
“O papel da escola é compreender as mudanças da sociedade, estar conectada aos acontecimentos do mundo e proporcionar sempre a reflexão de sua prática”, diz Luciana Nunes da Silva, assessora pedagógica do Sistema Anglo.
Assim, comemorações como o Dia das Mães ou Dia dos Pais podem acontecer na forma de Festa da Família. No Dia do Índio, vale pesquisar e comparar a situação dos indígenas brasileiros, desde o Descobrimento até os dias de hoje, e como elementos da sua cultura estão presentes no nosso cotidiano. Para o tema da Festa Junina, a assessora diz que essa comemoração deve ocorrer no contexto da valorização e conhecimento da cultura popular brasileira, muito rica e diversa.
Mesmo durante a quarentena, é possível realizar essas práticas a distância. “Neste momento de afastamento social, os professores podem solicitar aos seus alunos que pesquisem, usando diversas fontes, para que depois possam compartilhar com seus colegas as atividades realizadas. Também podem ser propostas rodas de conversa sobre a pesquisa feita, refletindo sobre as influências que essas datas trazem para nós em tempos atuais, sempre considerando a contextualização”.
De acordo com ela, essas atividades podem contar com o envolvimento das famílias. “A parceria entre escola e família é fundamental neste momento e uma oportunidade para promover a aproximação, o vínculo e a interação”.