Reuniões online, dados em tempo real, criação de grupos temáticos virtuais e ferramentas de comunicação e colaboração mais ágeis ajudam na criação de uma cultura digital
Com a pandemia, as escolas precisaram se reinventar e fazer uma mudança de mindset para transpor as aulas presenciais para o ambiente virtual. Assim como os professores tiveram que se adaptar para dar continuidade às atividades pedagógicas, os gestores também tiveram que se ajustar para dar sequência às demandas das operações escolares.
“É de extrema importância que se mantenha o contato com a equipe, mesmo a distância, para garantir bons resultados”, diz Carlos Henrique Herédia, assessor pedagógico do Sistema Anglo. “O desempenho da equipe escolar como um todo está totalmente ligado à maneira como ela é liderada.”
Segundo ele, é necessário criar uma cultura digital, utilizar novas ferramentas e aplicar novas soluções e ideias para manter as atividades em dia. Como exemplos de ferramentas, ela cita a plataforma de ensino digital Plurall, do Sistema Anglo, que permite explorar diversos recursos, desde a realização de reuniões com a equipe escolar via Google Hangouts até a extração de relatórios de desempenho dos docentes e discentes. “A escola também pode, com o auxílio de um sistema de gestão escolar na nuvem, acessar dados da instituição a partir de vários dispositivos e de qualquer lugar que tenha conexão com a internet, pois um sistema na nuvem permite a troca de informações em tempo real. E, para garantir a segurança de seus dados, é recomendável realizar backups automáticos e periódicos.”
Sobre novas soluções e ideias, o assessor menciona a periodicidade nos feedbacks aos colaboradores e a criação de pequenos grupos de estudo para determinados temas — por exemplo, a volta às aulas e as adaptações necessárias para o período presencial.
Ele também sugere escolher meios de comunicação que sejam rápidos e eficientes, como a funcionalidade do Plurall que permite que os coordenadores enviem mensagens para professores, alunos e responsáveis, mantendo uma comunicação fluída entre todos da comunidade escolar. “Podemos, ainda, usar ferramentas de colaboração. Em vez de e-mail, experimentar aplicativos como o Slack, Microsoft Teams ou até mesmo o Plurall. Isso ajuda no compartilhamento de informações com maior rapidez.”
De acordo com Herédia, não há uma fórmula específica para se criar uma cultura digital, mas é importante que as escolas entendam que o cenário digital veio para ficar e percebam a necessidade de se construir essa cultura. “Ser digital é uma questão de mudança cultural e não de tecnologia. Para tanto, toda a comunidade escolar — diretores, professores, funcionários, estudantes e famílias — precisa estar preparada para quebrar paradigmas e assumir uma nova postura pedagógica. O novo normal nos tornou mais corajosos para experimentar novas propostas na educação.”
Ele também destaca a confiança na equipe e a empatia como fatores fundamentais. “Os pilares para uma boa gestão remota também são flexibilidade, autonomia e a capacidade de nos colocar no lugar do outro e ouvi-lo com atenção. A escuta é uma forma de estar junto.”