Centro Educacional Taboão oferece apoio escolar remoto na pandemia

Em parceria com a consultoria Aproxima, colégio promove orientação educacional e socioemocional; estudantes podem usar plataforma para realizar lives sobre temas diversos

O Centro Educacional Taboão, em São Bernardo do Campo (SP), escola do Sistema Anglo, tem uma parceria com a consultoria Aproxima, que oferece orientação educacional e apoio socioemocional para escolas, jovens e famílias, por meio de uma rede de profissionais multidisciplinares.

O trabalho no colégio acontece desde agosto de 2019, desenvolvido pela orientadora educacional e psicopedagoga Mônica Fragato, e conta com oficinas de gerenciamento das emoções, apoio à comunidade escolar e direcionamento vocacional. Com o confinamento provocado pela pandemia do novo coronavírus, a Aproxima adaptou a consultoria para o ambiente virtual.

“Muitas necessidades socioemocionais se evidenciaram, principalmente aquelas relacionadas à socialização e ao gerenciamento das emoções. Oferecemos apoio e acolhimento junto aos familiares e crianças com necessidades especiais, com plano individualizado no ensino remoto, acompanhando essas famílias e estabelecendo estratégias com os docentes e a equipe gestora”, afirma Tania Soterrone Santos, diretora pedagógica do Centro Educacional Taboão.

Atualmente, por meio do Instagram (aproxima.app), os usuários têm acesso a conteúdos educacionais e de saúde emocional e contam com a consultoria da rede de profissionais multidisciplinares. A plataforma também é aberta para lives democráticas, em que jovens, educadores, psicólogos, psicopedagogos e pais podem fazer uma live com a orientadora educacional e usar o espaço para esclarecer dúvidas e opinar sobre diferentes temas.

A diretora conta que um aplicativo (Aproxima.app) também está sendo desenvolvido e que a ideia nasceu após a participação de Mônica Fragato e a mantenedora do colégio, Marcela Gonçalves, em um congresso no Vale do Silício, na Califórnia, nos Estados Unidos, em janeiro deste ano. Na ocasião, o projeto da plataforma foi apresentado para educadores de Stanford e investidores americanos. “Na avaliação com outros 89 projetos, a plataforma foi a vencedora. Segundo os avaliadores, foi a única que unia duas vertentes de grande impacto, a educação e a saúde”.

Tania diz que é difícil mensurar a importância dessa parceria para o colégio e os benefícios que ela está propiciando e ainda vai proporcionar, como o acolhimento ao jovem, a possibilidade de ouvi-lo ao vivo nas lives e o apoio de uma vasta equipe multidisciplinar para atendimento full time. De acordo com ela, por ser um projeto escalável, é possível agregar muitos outros ganhos focados no bem-estar social, emocional e educacional dos jovens, bem como de seus familiares e da escola.

“E, em tempos de ensino remoto, os encontros com familiares e alunos por videoconferência e em lives na plataforma tornaram-se uma ferramenta muito potente para o fortalecimento de vínculos essenciais para o enfrentamento desse e de outros obstáculos que possam surgir”, destaca a diretora.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *