Novo recurso no Plurall Maestro, vídeos Twig e Tigtag ajudam professor a engajar alunos nas aulas

São mais de 400 vídeos curtos, que abordam conteúdos de forma clara e envolvente; docente pode usá-los de diferentes formas, como na introdução ou resumo de um tópico ou na sala de aula invertida

O banco de materiais da plataforma digital Plurall do Sistema Anglo de Ensino — no módulo referente ao Maestro, direcionadas aos professores — conta agora com um novo recurso: os vídeos Twig e Tigtag, indicados para alunos de todos os segmentos da educação básica.

São mais de 400 vídeos curtos, que contêm os principais objetivos de aprendizagem e abordam uma série de conteúdos de forma clara e envolvente. Eles estão disponíveis em mais de 50 países e em 14 idiomas, para as disciplinas de ciências e geografia. “Os vídeos retratam situações do cotidiano, o que aumenta o engajamento dos alunos. Há também planos de aula e atividades para impressão”, diz Henrique Herédia, assessor pedagógico do Sistema Anglo.

O assessor destaca que os vídeos dão flexibilidade para o professor adotar a melhor estratégia que considerar ao preparar uma aula. Eles podem ser usados na introdução de um conceito, no resumo de um tópico, na sala de aula invertida — em que o aluno faz a internalização dos conceitos essenciais antes da aula em si — ou, ainda, para fomentar o debate e a reflexão sobre o aprendizado e a aplicação na vida prática. “Também são excelentes como parte dos deveres de casa, revisão de conteúdo ou fonte de pesquisas para estimular a curiosidade dos alunos. Além disso, o professor não precisa mais passar horas buscando vídeos na internet ou se preocupar com anúncios inapropriados.”

Ao disponibilizar esses vídeos para os alunos, o docente otimiza a aula e reforça a aprendizagem dos estudantes, pois eles já chegam com um conhecimento prévio. Assim, podem aproveitar melhor o tempo para tirar as dúvidas com o professor e interagir com os colegas para realizar projetos, resolver problemas ou analisar estudos de caso. “Os alunos também adquirem maior autonomia, desenvolvem a autoconfiança e se tornam protagonistas do seu aprendizado. Isso incentiva o interesse nas aulas, e a classe se torna mais participativa.”

Para ter acesso aos vídeos, o professor deve fazer seu login no Plurall, entrar no “Maestro”, selecionar “Meus conteúdos” no menu lateral e, em seguida, “Materiais do Banco” no filtro “Tipo de conteúdo”. É possível escolher também por Ano/Série e Disciplina nos filtros da barra superior da tela. Ao clicar em “Buscar”, aparecerão todos os conteúdos relativos à busca. “Aí, basta ele selecionar o que deseja e enviá-los para turmas inteiras ou alunos selecionados”, orienta o assessor.

 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *