Visitas e tours online são formas divertidas de ampliar o aprendizado

Conhecer virtualmente museus e locais de interesse histórico e cultural permite que os alunos diversifiquem os saberes; autor de geografia do Anglo sugere 5 passeios remotos

Vários museus e lugares ao redor do mundo têm disponibilizado vídeos e visitas online para as pessoas conhecerem seus interiores. Esse recurso pode ser uma maneira divertida dos estudantes ampliarem seus conhecimentos, fugindo do convencional, e também uma forma do professor propor atividades diferentes para engajar os alunos.

Diego Campos Oliveira, autor de geografia do Sistema Anglo, diz que é interessante que a visita seja contextualizada e tenha um objetivo. “Não adianta o professor falar para os alunos simplesmente pesquisarem e fazerem uma visita virtual no Louvre. Ela tem que ter um direcionamento — por exemplo, entender como era a Grécia Antiga, os seus costumes e o modo de vida — para que os estudantes aproveitem melhor a experiência e não se dispersem”.

O autor diz que também é importante o professor conhecer virtualmente e previamente os locais que serão visitados, pois os recursos variam. A questão da língua é outro aspecto a ser observado, pois muitas vezes não há versão em português.

Oliveira sugere 5 roteiros para viajar virtualmente e aprender mais sobre esses locais:

Virtual Angkor (Camboja)

https://www.virtualangkor.com/

A partir da parceria entre arqueólogos e historiadores, foram reconstruídos virtualmente os ambientes da antiga metrópole Angkor, no Camboja (Ásia). O material foi elaborado pensando na sala de aula, e permite aos alunos visualizarem, em imagens 3D com sons, como era a vida no local. Em inglês, com tradução no navegador para português.

Grande Muralha da China

https://www.thechinaguide.com/destination/great-wall-of-china

O site apresenta uma visita virtual em 3D de alguns trechos da muralha. Disponibiliza também um mapa com fotos e textos sobre os pontos mais procurados por quem visita o monumento. Em inglês, com tradução no navegador para português

Machu Picchu (Peru)

https://www.youvisit.com/tour/machupicchu

Uma viagem no tempo, contando um pouco da história dessa cidadela inca. Há imagens em 360o dos “pontos de parada” ao longo da visita virtual pelas ruínas que restaram. Áudios em inglês, com tradução dos textos no navegador para português.

Atenas (Grécia)

http://www.yougoculture.com/virtual-tour/athens/

O site traz vídeos com imagens aéreas da cidade e das ruínas dos principais edifícios e monumentos que marcaram sua história. Também estão disponíveis vídeos que mostram a importância das instituições gregas e representações das antigas construções, além de imagens em 360o e fotos dos locais. Áudios em inglês, com tradução dos textos no navegador para português.

Inhotim (Brumadinho, Minas Gerais)

https://artsandculture.google.com/partner/inhotim?hl=pt-br

Considerado o maior museu a céu aberto do mundo, o instituto tem um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil. A visita virtual permite conhecer os diferentes ambientes, com destaque para a grande área ao ar livre onde estão distribuídas as obras de arte. Há também fotos, descrições e comentários dos próprios artistas sobre suas produções. Em português.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *