Seção Mobilizando Saberes relaciona temas aprendidos na escola com a vida cotidiana e com acontecimentos sociais, articulando habilidades cognitivas e socioemocionais
O trabalho com temas contemporâneos na escola possibilita aos estudantes perceberem o conhecimento aplicado à vida cotidiana. Isso traz significado ao que se aprende e favorece discussões que mobilizam e promovem o desenvolvimento de competências e habilidades propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“Sempre foi premissa do material do Anglo inserir temas transversais e promover a interdisciplinaridade. Com o advento da BNCC e da importância do desenvolvimento integral do aluno, esse princípio ganhou um espaço diferente no material do Ensino Fundamental (EF), na seção “Mobilizando Saberes”, diz Heloisa Belini, assessora pedagógica do Sistema Anglo.
A seção ajuda o aluno a perceber o mundo ao seu redor como uma continuidade do que se aprende na escola. “Discutir situações que fazem parte do cotidiano, como reconhecer os problemas sociais, suas causas e consequências, tornam o estudante parte do processo na busca por soluções que possam contribuir para uma sociedade melhor e mais justa”, afirma a assessora. Entre os temas sugeridos e que têm destaque na BNCC estão direitos da criança e do adolescente, educação para o consumo, educação das relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.
A partir dos conteúdos estudados em sala de aula, a seção propõe atividades que podem incluir pesquisas, discussões em grupo e elaboração de projetos que instigam os estudantes a mobilizarem os saberes aprendidos e aplicá-los em situações reais. “Ao nos reconhecermos como sujeitos da História, lembramos que somos responsáveis pelas escolhas que fazemos e que elas podem impactar, positivamente ou não, não só na nossa vida, mas na sociedade local e global”, afirma Heloisa. “Como profissionais da educação, precisamos aproveitar as oportunidades de fortalecer habilidades essenciais à boa convivência, como o respeito a ideias e opiniões e a capacidade de saber ouvir e dialogar”.
Como um exemplo da seção, ela cita o tema “Cidadania e Política: a humanização do poder”, da disciplina de História que, embora trate de aspectos da Roma e Grécia antiga, relaciona o assunto às grandes migrações e à situação dos refugiados na Europa. O tema também é associado ao cotidiano dos alunos que são descentes de imigrantes e ao tratamento dispensado às pessoas que deixam seu local de origem para morar ou se refugiar em outros países. “É um momento de resgate histórico do aluno e de conhecer outras narrativas. São situações que levam à reflexão e ao desenvolvimento de valores como a empatia e a solidariedade”, destaca a assessora.
Ela observa que o verdadeiro aprendizado está naquilo que fazemos com o que aprendemos e como mobilizamos os saberes. “Para isso não bastam apenas as habilidades cognitivas, como memorizar, compreender, interpretar, analisar, sintetizar etc. Elas precisam se unir às habilidades socioemocionais, que darão ao aluno maior clareza e capacidade de fazer escolhas. A seção Mobilizando Saberes contribui nesse sentido.”