Ler para as crianças pequenas, facilitar o acesso aos livros, valorizar o conhecimento e estimular a busca por informações são maneiras dos pais incentivarem o gosto por aprender
Desenvolver o repertório cultural é fundamental para a formação integral dos estudantes. Muito se fala sobre a importância de ampliar essa bagagem cultural no Ensino Médio, principalmente por conta dos vestibulares, mas o gosto pelo conhecimento pode ser despertado nas crianças desde cedo.
“O papel das escolas e das famílias não é apenas o de ensinar conteúdos e as coisas do dia a dia, mas o de cuidar dessa formação global das crianças e dos adolescentes. Isso inclui uma série de atividades, e a leitura é uma das principais”, afirma Leila Rensi, autora de língua portuguesa do Sistema Anglo.
De acordo com ela, uma das melhores coisas que os pais podem dar aos filhos é o exemplo. “É preciso que as crianças os vejam lendo livros e jornais, se interessando por assuntos diversos, acompanhando as notícias e pesquisando na internet. É importante que elas cresçam nesse ambiente e vivenciem essas experiências ao longo dos anos. No caso das crianças pequenas, ler para elas também é uma forma de estimular a curiosidade e o interesse pelo conhecimento.”
Outra atitude dos pais que ajuda nesse sentido é presentear os filhos com livros. “A criança pode ter no quarto dela um cantinho da leitura e ir formando a sua própria biblioteca”, sugere a autora. Caso os pais não tenham indicações de quais livros seriam os mais adequados para a faixa etária da criança, ela recomenda consultar a própria escola e os professores ou os atendentes especializados das livrarias. No material do Anglo, no caderno do aluno, também a indicação de vários títulos. Pode ser interessante, ainda, ir com a criança na livraria e deixá-la escolher a obra.
Em casa, ela diz que os livros devem estar sempre à vista, em locais onde possam ser facilmente acessados e manuseados. “A televisão é tão assistida e o computador muito utilizado para o lazer porque estão em lugares de destaque na casa. Os livros precisam estar visíveis assim como a TV e o computador sempre estão.”
Levar as crianças para visitar feiras de livros é outra estratégia recomendada. “Conhecer o autor e conseguir um autógrafo dele estimulam o gosto pela leitura e a valorização da literatura”, observa Leila.
Outro aspecto importante que favorece a ampliação dos conhecimentos é, sempre que possível, não dar respostas prontas às crianças e estimulá-las a buscar as informações em sites de busca. “Mas é preciso orientá-las quanto às fontes e, principalmente, alertá-las em relação às fakes news, mostrando como identificar uma notícia falsa”, finaliza a autora.