Como lidar de maneira saudável com as mudanças nos vestibulares?

Devido à pandemia, muitas instituições adiaram os exames e outras já anunciaram alterações nas provas; estudante deve ter foco na preparação e manter ritmo de estudo

No contexto da pandemia, as mudanças de datas dos vestibulares e até mesmo de estrutura de algumas provas têm deixado os estudantes mais ansiosos e angustiados. Além disso, as indefinições sobre o retorno das aulas presenciais e qual será o seu formato também são motivos de preocupação.

“A incerteza de alguns cronogramas e a demora por definições podem desorganizar o ritmo de estudos para o vestibular. Os alunos também têm dúvidas sobre o nível das provas e se a preparação feita na modalidade a distância será suficiente para a aprovação. É importante lembrar que o ensino remoto exige certa dose de autonomia por parte dos estudantes”, diz Rodney Brasil Luzio, autor e professor do Curso Anglo.

Ele explica que a Unicamp, por exemplo, já divulgou um conteúdo um pouco mais enxuto e reduziu de 90 para 72 o número de questões da primeira fase. Outras instituições dizem que cobrarão conteúdos mais gerais e não tão específicos. Em relação às mudanças de datas, o Enem e alguns grandes vestibulares, como os da Fuvest (USP), Unesp e Unicamp  já anunciaram seus novos cronogramas — em geral, a primeira fase acontecerá em janeiro e a segunda, em fevereiro de 2021.

Para lidar de forma saudável com essas mudanças, o assessor orienta organizar uma agenda de estudos, manter o ritmo constante, ficar em dia com as matérias e conteúdos e não acumular dúvidas. “Também é importante que o estudante aproveite todas as ferramentas tecnológicas e use o ensino remoto a seu favor”.

Para ele, o fato de não ter que ir até o curso dá uma maior liberdade para o aluno compor a rotina de estudos. “Ele deve identificar os melhores horários para estudar, ou seja, aqueles em que o seu rendimento é maior. A pandemia pode ter levado alguns estudantes a mudar de estratégia. É importante sempre rever a rotina.”

Segundo Luzio, uma forma de deixar as incertezas e a ansiedade de lado nos meses anteriores aos exames e ter mais confiança na preparação é participar de simulados. “Eles modulam a preparação e indicam possíveis mudanças de rotas, caso sejam necessárias. Quanto mais você testar, mais confiante ficará, e estar tranquilo evita cometer erros desnecessários.” Ele também recomenda elaborar e executar uma estratégia para a resolução da prova, que inclua controle de tempo, ordem de resolução das disciplinas e seleção do nível das questões.

Outra dica do assessor é buscar apoio nos professores. “O estudante pode perguntar sobre o exame da instituição que ele deseja cursar e quais são os assuntos que mais caem, por exemplo”. Por fim, ele sugere praticar atividades físicas e, nos dias anteriores ao exame, diminuir o ritmo de estudo.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *