Como dosar atividades extracurriculares com o tempo livre das crianças?

É importante equilibrar os compromissos e os momentos de descanso e lazer; rotina deve ser prazerosa e possibilitar aprendizados significativos

Na tentativa de proporcionar uma formação integral e desenvolver diferentes habilidades, os pais podem preencher a rotina dos filhos com um excesso de atividades e cursos extracurriculares. Mas, principalmente durante a infância, é importante equilibrar os compromissos e preservar um tempo para as criança brincarem livremente.

“Muitos acreditam que ocupar a agenda das crianças com diversas atividades estimulará o seu desenvolvimento para que se destaquem na família, na escola, no grupo de amigos. Mas é preciso tomar muito cuidado e levar em consideração o cansaço, a irritabilidade e o stress que o excesso de tarefas pode provocar”, diz Rosangela Zanesco, assessora pedagógica do Sistema Anglo.

Por outro lado, segundo ela, uma rotina equilibrada auxilia na organização do tempo e contribui para a autonomia e o desenvolvimento físico, social e emocional das crianças. “O equilíbrio é importante em qualquer atividade. É preciso ter tempo para as atividades extracurriculares, mas também para se alimentar corretamente e em horário e local adequados, fazer as tarefas de casa e ter momentos de lazer, como assistir a um programa de TV ou a um vídeo no smartphone, ler um livro que escolheu, conversar com os familiares, socializar com os amigos e brincar.”

Ela destaca que brincar e dispor de tempo livre são fundamentais para as crianças. “Por meio das brincadeiras, elas observam, compreendem e interagem com o mundo, se expressam e vivem suas fantasias. E o tempo livre estimula a criatividade, a independência e a autoestima, na medida em que a criança decide o que quer fazer nesse período.”

Uma das maneiras de avaliar se a distribuição de atividades está adequada na rotina das crianças é os pais conversarem com o filho ou filha para checar a sua satisfação. “A atividade extracurricular não pode se tornar um fardo. Quando a criança fica sem tempo para se alimentar corretamente, estudar as matérias das aulas regulares, brincar e descansar, é sinal de que o limite foi ultrapassado. O mesmo ocorre se apresentar fadiga e falta de vontade de participar da atividade.”

Para a assessora, o momento da atividade deve ser de aprendizado significativo e prazeroso e não somente algo para preencher a agenda. “O ideal é viver novas experiências, sem exageros e sofrimentos.”

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