Na volta às aulas presenciais, professores devem estar preparados para acolher os alunos

Estudantes podem trazer angústias e preocupações vividas na quarentena e retomada; disposição para escuta ativa e troca de informações entre escola e família são fundamentais

Com o retorno gradativo às atividades presenciais nas escolas, tão importante quanto o cumprimento dos protocolos de saúde — como o uso de máscara e álcool em gel e o distanciamento social — é o acolhimento dos estudantes. Os educadores precisam estar preparados para receber e conversar com esses alunos que, muitas vezes, vão trazer as angústias, as preocupações e as ansiedades que viveram nesse período.

“A quarentena e tudo o que aconteceu ao longo da pandemia podem ter afetado o aspecto psicológico de várias crianças e adolescentes. Também temos que levar em consideração que alguns podem até ter perdido pessoas queridas”, alerta Maristela Monteiro, assessora pedagógica do Sistema Anglo.

A assessora diz que o mais relevante para essa acolhida é ter disposição para uma escuta ativa. Ela sugere que a equipe de professores e a coordenação planejem esses momentos, de acordo com o segmento, idade e capacidade de compreensão dos alunos.

Segundo ela, as escolas que realizam trabalhos voltados às competências socioemocionais já têm um canal para fazer essas atividades. Ela também reforça que o professor tem papel fundamental na escuta, porque é ele a pessoa que mais convive com o aluno. Assim, ele deve ficar atento a mudanças de humor e de comportamento ou algum outro sinal que o estudante demonstre no dia a dia.

De acordo com Maristela, os professores também devem se preocupar mais com essa acolhida do que com o conteúdo programático. “Para essa parte de conteúdo, nós temos as avaliações e as atividades de sondagem que vão apoiar o professor na retomada. Aprender a ouvir os alunos para ajudá-los a lidar com os próprios sentimentos é o mais importante agora.”

Ela observa que é preciso também ter em mente que famílias, alunos, educadores e gestores terão que se apoiar e trocar informações para poder chegar ao final de 2021 com tudo recuperado — tanto emocionalmente quanto em relação às habilidades e competências que os estudantes tinham que ter desenvolvido. Assim, os momentos de escuta com as famílias, coletivos ou individuais, também são essenciais para se ter informações extras a respeito do aluno e dar feedback do que está sendo observado na escola.

“Não sabemos quando esse período vai se encerrar, pois deve se estender até 2021 de alguma forma, mas certamente sairemos todos melhores disso. As famílias vão ficar mais próximas da escola, e os alunos vão ficar mais próximos dos professores. E vamos precisar de uma dose extra de carinho e atenção nesse retorno, mais do que normalmente já temos com eles.”

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