Escolas poderão escolher entre Anglo, Alfa e Alfa Integral de acordo com o seu perfil; estruturas são flexíveis e preveem adaptações para melhor atender cada contexto
O novo material do Sistema Anglo para o Ensino Médio, que será usado a partir do ano que vem, oferece três opções de currículo que as instituições parceiras poderão adotar: o Ensino Médio Anglo, o Ensino Médio Alfa e o Ensino Médio Alfa Integral.
“Mesmo no Ensino Médio vigente já tínhamos a preocupação de dialogar com os diferentes perfis de escolas. Nesse sentido, pensamos no Anglo como um sistema inclusivo, que consegue identificar diferentes realidades e atendê-las de forma personalizada nessa etapa tão complexa da educação básica”, diz Henrique Braga, autor de português, coordenador pedagógico e coordenador do projeto do Novo Ensino Médio do Anglo.
Ele conta que, para a elaboração do novo material, foi feita uma releitura dessa possibilidade de responder aos diversos contextos, à luz da lei que determina essa nova configuração curricular. “Costumamos dizer que o nosso material funciona como se fosse peças de lego, para que cada escola consiga compor o currículo que melhor vai lhe atender”. São três grandes modelos e, dentro de cada um deles, há algumas variações.
O Ensino Médio Anglo, com carga horária de 30 aulas semanais, é composto pelo material de formação geral e mais duas opções de itinerários formativos. “Cada escola vai analisar, de acordo com a sua situação, se vai oferecer essas duas opções já no primeiro ano de implementação ou se vai adotar o itinerário multiáreas e, em 2022, oferecer as duas possibilidades de itinerários”, explica Braga.
Ele acrescenta que uma alternativa é a criação de turmas multisseriadas, que agrupam os alunos por interesse e não por série. Neste caso, poderia haver uma turma de ciências da natureza, por exemplo, em que os alunos dos 1os e 2os anos iriam conviver e trazer diferentes experiências e conhecimentos. “Isso também tem muito a ver com o trabalho com metodologias ativas. E, do ponto de vista dos recursos da escola, com duas salas de ensino médio, 1o e 2o anos, ela conseguiria oferecer duas opções de itinerários, com os estudantes reunidos nessas turmas multisseriadas.”
No Ensino Médio Alfa, com carga horária de 35 aulas semanais, aos itinerários formativos se soma o material de estudos avançados, que traz um aprofundamento em história, geografia, física, química e biologia. “Quando consideramos as escolas que têm uma carga horária ampliada, e existe muito essa realidade na rede de Ensino Médio do Anglo hoje, vimos a necessidade de continuar amparando essas instituições, de modo que fique bastante semelhante à distribuição da grade de quem hoje usa o Ensino Médio Regular do Anglo. A abordagem será diferente, porque o material foi pensado à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas ele foi planejado para manter essa estrutura”, destaca o coordenador.
A terceira opção é o Ensino Médio Alfa Integral, direcionado às escolas que já têm um projeto de tempo integral. A ideia é que elas possam fazer uso da totalidade de recursos que o Anglo oferece. Neste caso, a carga horária é de 41 aulas semanais.
De acordo com Braga, um ponto de partida para a escola analisar qual é a opção de Ensino Médio mais adequada ao seu perfil pode ser olhar para como a carga horária está distribuída hoje. “Imaginamos, por exemplo, que as escolas que usam Bienal, tendem a ficar com o Ensino Médio Anglo. Mas, com tantas possibilidades que o novo Ensino Médio traz, não é difícil que quem hoje adota o Ensino Médio regular opte pelo Ensino Médio Anglo mais cursos eletivos. O mais importante é cada uma considerar a sua realidade, conversar muito com os assessores pedagógicos do sistema e, com base nisso, fazer a escolha mais acertada.”