Trazer assuntos relacionadas ao dia a dia, como a questão do lixo, empodera o estudante, que pode realizar ações concretas e buscar uma solução para o problema
O conceito de sustentabilidade relaciona-se à ideia de desenvolvimento sustentável, que é aquele que satisfaz as demandas do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de responder às próprias necessidades.
“A sustentabilidade não é uma questão só ambiental, mas também econômica e social. “Precisamos de moradia, emprego e, para termos uma sociedade próspera e recursos naturais que vão sustentar o crescimento do mundo para as próximas gerações, necessitamos de mais igualdade, não só entre classes sociais, mas entre gêneros e raças”, diz Lúcia Gentil, autora de geografia do Ensino Fundamental I do Sistema Anglo.
Ela destaca que trazer esse tema para as crianças é muito importante, pois diz respeito ao mundo em que elas e as gerações seguintes vão herdar. “Como estará o planeta quando esses alunos, seus filhos e netos forem adultos? Para falar de futuro, precisamos cuidar do mundo hoje.”
A autora aponta, no entanto, que no ambiente escolar, quando se fala de sustentabilidade, muitas vezes se gera mais angústia do que soluções. Nesse sentido, uma abordagem interessante seria aquela que permite que o aluno tenha uma ação real e concreta no sentido de ajudar a encontrar um caminho para essa problemática.
No material do Anglo para o 3o ano do Ensino Fundamental, por exemplo, o eixo temático é o município, o que possibilita trabalhar os problemas urbanos e a questão do lixo no contexto do bairro, da escola e da rua onde o aluno mora. “Aos 7 ou 8 anos de idade, o problema ambiental no qual esse estudante pode atuar mais diretamente é o do lixo, uma vez que ele é um gerador de lixo na escola e em casa.”
Segundo ela, a conscientização acerca dessa questão é fundamental. “Os alunos precisam compreender que, quando colocamos o lixo na porta de casa, ele não some, mas vai para algum lugar. Então é possível abordar com as crianças o quanto de lixo nós podemos evitar com o uso de materiais reutilizáveis — por exemplo, elas não precisam usar plástico para levar o lanche, mas uma sanduicheira que vai e volta para casa, é lavável e reutilizável.” Outra atividade que elas fazem é a análise do lixo produzido na sala de aula, no pátio após o recreio e em casa.
De acordo com a autora, a análise desses temas passa, necessariamente, por uma reflexão sobre o consumo. “O consumo não é um problema, pois todos nós precisamos consumir e a economia funciona porque a gente consome. Mas o consumismo é um problema gravíssimo para a sustentabilidade do planeta. Porque, para produzir, nós precisamos de água, energia e matéria-prima, e tudo isso são recursos finitos. Além da poluição gerada, depois que descartamos esses produtos, geramos lixo, que têm consequências para o meio ambiente e para a sociedade como um todo.”
Para Lúcia, a questão do lixo é importante porque empodera o estudante. “Eu posso falar para o aluno sobre energia nuclear — mas qual é o raio de ação de uma criança de 8 anos diante disso? Mas quando falo do lixo, estou falando de algo que está ao alcance dele.”