Literatura em pauta: conheça 5 livros que foram destaque em 2020

Seleção feita por professor do Sistema Anglo contempla autores da Europa, Oriente Médio, África e América do Sul

O início do ano pode ser uma boa época para colocar a leitura em dia. E que tal começar pelas principais obras que tiveram destaque em 2020? Fernando Marcílio, professor e coautor do material de literatura do Sistema Anglo, sugere 5 lançamentos marcantes do ano passado.

Sobre os ossos dos mortos

Autora: Olga Tokarczuk

Editora Todavia

O tema é antigo — a luta de preservacionistas contra caçadores –, mas continua atual, principalmente em tempos de disseminação da proposta armamentista e de explícito desrespeito à natureza. Janina Dusheiko, uma mulher aposentada, vive em uma região isolada no interior da Polônia, relacionando-se de forma distante com alguns de seus vizinhos. Até que estranhos acontecimentos provocam algumas aproximações e revelações surpreendentes. A autora, a polonesa Olga Tokarczuk, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura de 2018.

Despertar os leões

Autora: Ayelet Gundar-Goshen

Editora Todavia

O enredo desse romance da escritora israelense Ayelet Gundar-Goshen poderia ser o roteiro de um filme. Ele retrata o médico Eitan Green, que vive no interior de Israel com a família. Depois de um longo e cansativo plantão no hospital em que trabalha, ele resolve sair com seu jipe, dirigindo por uma estrada deserta. Ele atropela um imigrante africano e, ao descer do carro, constata a morte do homem. Eitan foge, sem perceber que deixara cair sua carteira no local. Para piorar sua situação, a policial encarregada de investigar o acidente é Liat, sua esposa.

Maboque

Autora: Tina Vieira

Editora Quelônio

Embora seja seu romance de estreia, a angolana Tina Vieira demonstra domínio da arte de contar uma história. A protagonista, Leonor, entra em contato com o passado do pai, logo após a morte dele, e descobre que o conhecia menos do que imaginava. A palavra que dá título ao livro — maboque — designa um fruto de sabor agridoce, típico da região de Angola onde vivera o pai de Leonor. O nome é apropriado: as buscas da protagonista levam-na a descobrir o que há de amargo e de doce em remexer o passado.

O infarto da alma

Autoras: Paz Errázuriz e Diamela Eltit

Instituto Moreira Salles

Páz Errázuriz é uma fotógrafa chilena, que durante muitos anos desenvolveu um trabalho junto aos internos de um hospital psiquiátrico de uma pequena cidade chamada Putaendo, a cerca de 200 quilômetros de Santiago. Certa vez, ela convidou a amiga escritora Diamela Eltit para ir junto com ela ao local. E dessa experiência nasceu o livro, que mistura gêneros diversos (narrativa, cartas, poemas, fotografias) para contar histórias que falam de preconceito e de marginalização, mas também de amor. Impactante e inesquecível.

Velhos demais para morrer

Autor: Vinícius Neves Mariano

Editora Malê

Imagine um futuro sombrio: pessoas idosas, vistas como seres sem serventia, são perseguidas e mortas por caçadores de recompensas. Essa distopia é o mote desse romance de Vinícius Neves Mariano, que parece ter sido escrito para um tempo de pandemia em que muitos jovens não demonstram grande sensibilidade diante do risco de morte dos mais velhos. A narrativa é envolvente e repleta de peripécias dignas de filmes de aventura.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *