Meditação pode favorecer a concentração nos estudos e a aprendizagem

Quando realizada com regularidade, prática promove o bem-estar físico e mental, reduzindo a ansiedade e aumentando a atenção

A busca pelos benefícios da meditação tem crescido entre o público adolescente e os estudantes. A prática, quando realizada com regularidade, além do bem-estar físico e mental, promove um estado de maior quietude da mente e a percepção de mais conexão  com o momento presente. “Esses aspectos estão relacionados à concentração e à atenção, que são estados mentais tão necessários para o estudo”, afirma a psicóloga Paula Pimenta de Souza, do Serviço de Atendimento Psicológico (SAP) do Curso Anglo.

Ela explica que os estudos científicos sobre o tema também se ampliaram e, segundo pesquisadores, muitos estudos sobre intervenções que promovem a autorregulação de criança e adolescente trazem resultados positivos com relação à prática meditativa.

De acordo com a psicóloga, a meditação pode trazer diferentes benefícios, mas também diferentes sensações e efeitos a depender de quem a pratica e há quanto tempo. “Alguns iniciantes podem ter a sensação de ficarem mais calmos logo após a prática e outros sentem-se mais ansiosos durante e até mesmo depois. Isso ocorre porque as pessoas se relacionam de forma diversa frente a uma atividade que exige um certo grau de repouso e silêncio.”

No entanto, a prática regular e continuada permite uma adaptação do corpo e da mente e torna possível alcançar um estado de maior bem-estar e quietude mental com mais frequência. “Nesse sentido, a meditação pode ser compreendida como um termômetro das emoções, em que essas variações de estados da mente vão ocorrer e o corpo irá reagir”, diz.

Todos esses aspectos podem favorecer o processo de estudo e aprendizagem do adolescente. “Estar com a mente mais tranquila pode auxiliar a reduzir a ansiedade, e o estado de bem-estar ajuda a ter mais atenção e concentração. Conseguir identificar qual estado mental está mais presente naquele momento e, assim, buscar um equilíbrio é fundamental para a organização e o planejamento de um estudo com mais qualidade.”

Paula considera que, apesar de muitas pessoas acreditarem que meditar é simples, pois trata-se apenas de ficar sentado em silêncio, isso não é verdade. “Há diferentes formas de meditar, que podem ou não incluir outros elementos, como a respiração e alguns movimentos com o corpo. O ideal é buscar um grupo para iniciante com um instrutor e um programa para conseguir alcançar todos os benefícios dessa prática.”

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *