Ao relacionar conteúdos, estudo interdisciplinar potencializa o aprendizado

Quanto mais o estudante conseguir estabelecer relações entre as coisas, mais vigoroso será o seu conhecimento; treino constante e diálogo com colegas favorecem a prática

Ao estabelecer conexão entre conteúdos de diferentes disciplinas, de modo a propiciar um conhecimento mais amplo e profundo, o estudo interdisciplinar potencializa o aprendizado. “Considerando escalas de aprendizado, a forma mais avançada é quando conseguimos fazer conexões entre conteúdos que aprendemos em lugares e em situações distintas”, afirma Renan Garcia Miranda, diretor pedagógico do Curso Anglo.

Segundo ele, ao desenvolver habilidades interdisciplinares, o estudante vai se relacionar melhor com o mundo — não só com o universo escolar e acadêmico, mas também com o profissional e o familiar. “O tempo todo somos chamados a usar essas habilidades de conectar coisas de conteúdos diferentes. Desde um filme que assistimos, a um livro que lemos ou uma receita que fazemos. A relação entre as coisas é sempre interdisciplinar, assim como o próprio conhecimento.”

O diretor explica que quanto mais o estudante conseguir estabelecer essas relações, mais ele estará usando habilidades de alta complexidade —  aquelas que exigem, por exemplo, inferências, capacidade de análise e pensamento crítico –, o que é fundamental que ele domine.

Um aspecto que favorece o pensamento interdisciplinar é o treino constante. Relacionar conteúdos pode acontecer espontaneamente, mas também é algo a ser praticado ao longo da vida. Miranda diz, por exemplo, que se o aluno está tendo uma aula de história sobre Revolução Industrial, e o professor está explicando a sociedade industrial e os problemas sociais que ela tem, ele pode lembrar da aula de literatura em que viu a obra “O Cortiço” e fazer essa ligação. Mas, às vezes, ele não está acostumado a fazer isso ou prefere o comodismo do aprendizado segmentado. “Mas, quanto mais ele se centrar no aprendizado segmentado, menos sentido o conhecimento vai fazer para ele.”

Para propiciar o uso dessas habilidades e o amplo conhecimento, o material do Sistema Anglo traz abordagem interdisciplinar. “O material é genuinamente interdisciplinar na medida em que de fato há um trabalho em equipe para pensar e desenvolver os conteúdos. Assim, dá muitas oportunidades para o professor desenvolver essas habilidades e para o próprio aluno pensar de forma não segmentada nos saberes que ele está adquirindo.”

Para Miranda, uma boa dica para o estudante que quer desenvolver essas habilidades é o diálogo com os seus pares, os outros alunos. Isso porque, muitas vezes, quando alguém fala uma coisa, isso nos leva para um outro lugar do conhecimento, e conseguir fazer isso sozinho costuma ser mais difícil. “A habilidade de fazer conexões interdisciplinares requer muito trabalho em grupo e muita troca de experiência. Exige também um certo senso comunitário, no sentido de um prazer em compartilhar aquilo que você sabe”, destaca. “Como resultado, ao responder uma questão, por exemplo, o estudante não vai fazer isso de forma burocrática, só para ter a nota, mas porque entende que pensar sobre aquilo é importante para a sua vida.”

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